Papa coloca organização beneficente Caritas Internationalis sob tutela

Papa coloca organização beneficente Caritas Internationalis sob tutela

Em série de reformas nos últimos meses, Pontífice extinguiu fundação Populorom Progressio, assumiu o controle da Ordem de Malta e reduziu poder da Opus Dei

Porto Velho, RO
- O papa Francisco nomeou, nesta terça-feira, um administrador provisório para a Caritas Internationalis (CI), depois de constatar "fraquezas nos procedimentos de gestão" da rede de organizações beneficentes, com sede no Vaticano. Essa é mais uma das reformas na Igreja Católica prometidas pelo Pontífice, que nos últimos meses extinguiu a fundação Populorom Progressio, assumiu o controle da Ordem de Malta e reduziu o poder da Opus Dei.

O Papa nomeou um "consultor", Pier Francesco Pinelli, cujas funções começam nesta terça. Ele será auxiliado por María Amparo Alonso Escobar. De acordo com a Santa Sé, Pinelli, de formação jesuíta, tem "uma forte experiência de liderança e gestão em vários setores" em empresas de energia, como a ERG.

"A gestão da Caritas Internationalis fica sob administração provisória para melhorar suas regras e procedimentos de gestão", anunciou o Vaticano, em um comunicado.

O anúncio inesperado acontece após uma análise das atividades da organização, por uma comissão independente criada pelo Vaticano. Segundo a nota, "foram observadas fragilidades nos procedimentos de gestão" que precisam de "atenção urgente". Não houve, no entanto, quaisquer indícios de "má administração, ou de conduta sexual inadequada".

A nova equipe de gestão vai atuar até a próxima assembleia geral da CI, em maio de 2023, na qual será realizada a eleição do presidente, do secretário-geral e do tesoureiro. A Caritas Internationalis é uma confederação de 162 instituições de caridade católicas que operam em mais de 200 países e territórios em todo mundo.

A decisão do Papa faz parte da reforma da Cúria Romana, a administração central da Igreja, prometida por ele desde que foi eleito em 2013.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem