Quem são os brasileiros na seleção da Itália, fora da Copa pela 2ª vez seguida

Quem são os brasileiros na seleção da Itália, fora da Copa pela 2ª vez seguida

Tetracampeã mundial, Azzurra perdeu para a Macedônia do Norte na repescagem europeia para o torneio, que será disputado no Qatar

Pela segunda vez seguida, a tetracampeã mundial Itália não disputará a Copa do Mundo. Jogando em casa, a equipe sofreu um gol aos 47 do segundo tempo, gol de Trajkovski, perdeu por 1 a 0, e foi eliminada pela Macedônia do Norte na repescagem europeia para o torneio, que será disputado no Qatar, no final deste ano.

Com a eliminação, jogadores brasileiros naturalizados italianos também ficarão fora do mundial. Na última convocação, o técnico Roberto Mancini levou quatro jogadores nascidos no Brasil. 

O zagueiro Luiz Felipe, da Lazio, o lateral Emerson Palmieri, do Lyon, o volante Jorginho, do Chelsea, e o atacante João Pedro, do Cagliari, estavam na convocação do time para os duelos decisivos. Além deles, Rafael Toloi, da Atalanta, vinha sendo convocado recentemente, mas esteve fora da última lista por conta de uma lesão na coxa direita.

Jorginho

O meio-campista Jorginho Foto: JUSTIN TALLIS / AFP

É o brasileiro com mais jogos pela seleção da Itália. Ele entrou em campo pela Azzurra em 42 jogos, nos quais marcou cinco gols desde a sua estreia, em 2016. O volante nunca jogou profissionalmente no Brasil, tendo atuado apenas pelo juvenil do Brusque, antes de se mudar para a Itália, onde jogaria por Hellas Verona, Sambonifacese e Napoli, antes de se transferir para o Chelsea, em 2018.

Campeão da Champions League pelo Chelsea e da Eurocopa, ele foi eleito o melhor jogador da temporada europeia de 2020/2021 pela UEFA. Ele também foi escolhido como terceiro melhor do mundo pela revista France Football. O meio-campista ainda figurou na seleção dos melhores de 2021, pela Fifa.

Emerson Palmieri

O lateral Emersonh Palmieri e o volante Jorginho Foto: JASON CAIRNDUFF / Action Images via Reuters

Segundo com mais jogos, Emerson Palmieri tem 25 partidas pela seleção italiana. Revelado pelo Santos, o lateral se transferiu para o Palermo em 2014, por empréstimo. Foi para a Roma no ano seguinte, onde ficaria até 2018, quando foi para o Chelsea. Atualmente, ele defende o Lyon, clube no qual atua desde 2021.

João Pedro

O atacante João Pedro, do Cagliari Foto: Agência O Globo

Revelado pelo Atlético-MG, o atacante João Pedro recebeu sua primeira convocação no início deste ano e fez sua estreia justamente no confronto desta quinta, entrando no fim da partida. Mineiro de Ipatinga, ele foi revelado pelo Atlético-MG, mas se transferiu para o Palermo em 2010. Após rodar por outros clubes sem se firmar, retornou à Itália em 2014, para assinar com o Cagliari, onde atua até hoje.

Luiz Felipe

O zagueiro Luiz Felipe, da Lazio Foto: AFP

Mais jovem entre os ítalo-brasileiros, o zagueiro Luiz Felipe também recebeu sua primeira chance nesta última convocação, mas acabou não estreando. Paulista de Colina, ele foi revelado pelo Ituano, onde atuou até 2016, antes de se transferir para a Lazio, onde atua até hoje.

Brasileiros fora da convocação

Fora desta lista, o zagueiro Rafael Toloi, que tinha boas chances de estar entre os possíveis convocados para a Copa, estreou pela Azzurra no ano passado, e já fez oito jogos pela equipe. Cria do Goiás, ele se transferiu para o São Paulo em 2012. 

Após um empréstimo à Roma, em 2014, o defensor se transferiu em definitivo para a Atalanta no ano seguinte, onde se tornou um dos principais jogadores da equipe.

O atacante Éder, atualmente no São Paulo, e o volante/lateral Rômulo, do Cruzeiro, são os outros jogadores em atividade que já foram convocados pela Itália — o segundo não chegou a atuar. Antes deles, outros sete jogadores nascidos no Brasil, como Amauri, Thiago Motta e Mazzolla, já defenderam a Azzurra.

Esta será apenas a quarta vez que a seleção ficará fora de uma Copa do Mundo. Na edição de estreia, em 1930, e no Uruguai, em 1958, na Suécia, foram as primeiras edições sem a Azzurra. Depois de 14 edições seguidas, com direito ao tetracampeonato (1934, 1938, 1982 e 2006), a Itália ficou fora do mundial de 2018, após ser eliminada pela Suécia, com uma derrota pelo placar mínimo na ida e um empate sem gols em casa no jogo de volta.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem