“Rondônia e suas Belezas Naturais” é tema do Concurso de Poesia e Redação que será lançado em 31 de maio

“Rondônia e suas Belezas Naturais” é tema do Concurso de Poesia e Redação que será lançado em 31 de maio

O concurso de poesia será voltado para estudantes da Rede Estadual de Ensino de Porto Velho, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Porto Velho, RO -
Desenvolver e propor um acolhimento à comunidade estudantil da rede pública estadual de ensino, apresentando a rica História regional, por meio da elaboração de poemas, este será o objetivo do Concurso de Poesia deste ano, que será realizado pela Superintendência Estadual de Turismo – Setur, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, apresentando a temática “Rondônia e suas Belezas Naturais”, cuja apresentação vai acontecer no dia 31 de maio, no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

O concurso de poesia será voltado aos estudantes da Rede Estadual de Ensino de Porto Velho, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas Eloisa Bentes Ramos, Bela Vista e Juscelino Kubitschek, além de outras escolas do interior do Estado, com a apresentação do projeto, leitura do livro “Rondônia tem Tudo”, e a elaboração dos poemas, que acontecerá no período de 9 a 16 de agosto. A ação da Setur tem como premissa fomentar o turismo local, contribuindo para a conscientização dos jovens quanto ao potencial turístico que o Estado possui.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha comentou que, o turismo do Estado também deve ser compartilhado aos estudantes e com isso, “o concurso de poesia e redação é uma oportunidade para o turismo ser fomentado, e por meio desta ação, poder levar aos alunos das escolas estaduais, fazendo com que estes aprendam mais acerca de nossa história, produzindo suas histórias pela escrita e consequentemente, passam a sentir o desejo de conhecer as belezas naturais do nosso Estado”, evidenciou.

O gestor da Superintendência Estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior salientou que, no lançamento do concurso, os estudantes vão receber o livro “Rondônia tem Tudo”, para leitura e elaboração dos poemas.

“O livro visa mostrar que nosso Estado é um território que apresenta a maioria dos segmentos turísticos existentes, merecendo ser aproveitado por todos, mudando a realidade de que o próprio rondoniense desconhece o ambiente em que vive”, comentou.

OBJETIVOS

O concurso de poesia objetiva promover a valorização do patrimônio geográfico e cultural do Estado, difundir o potencial turístico da região, desenvolver políticas públicas de turismo em Rondônia, por meio do eixo educativo, incentivar os estudantes a exercitarem a imaginação, retratando os sentimentos, além de permitir que a sociedade compreenda o mundo à sua volta.

REDAÇÃO TURISMO

O projeto “Redação Turismo” consiste na realização de um concurso de redação que será realizado em todo o estado de Rondônia, seguindo os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. 

O tema do projeto 2023 será, “Rondônia e suas Potencialidades Turísticas”, e o intuito é promover o turismo dentro das escolas estaduais de Ensino Médio e premiar os vencedores com atividades turísticas, nos municípios de Costa Marques e Porto Velho, totalizando 53 estudantes do 3° ano das escolas de ensino regular e de tempo integral, além de professores, que estarão acompanhando os alunos durante os passeios.

Os alunos estão recebendo orientações dos professores, que receberam capacitações por meio de formação no canal da Mediação Tecnológica e a partir de 1º de junho, após o lançamento oficial do concurso, vão conhecer o tema da redação através da plataforma Revisa Enem. Conforme cronograma, até 30 de junho, estes deverão estar com a redação finalizada para inserção na mesma plataforma.

CLASSIFICAÇÃO

A Coordenadoria Regional de Educação – CRE vai ficar responsável pela seleção dos melhores poemas e redações, e enviará à Seduc, onde uma comissão fará a correção e divulgação dos selecionados das escolas. Serão escolhidos dois estudantes de cada série, por escola, juntamente ao respectivo professor, que vão participar de um city tour pelos atrativos turísticos de Porto Velho.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem