Projeto conscientiza alunos da rede municipal sobre os riscos da dengue

Projeto conscientiza alunos da rede municipal sobre os riscos da dengue

Ação é realizada nas escolas de bairros que tiveram maior número de casos da doença

Porto Velho, RO -
Cerca de 150 alunos da Escola Municipal Belezas do Buriti, localizada no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, receberam nesta terça-feira (18) o projeto “Nossa Escola Contra a Dengue”, organizado pela Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A ação visa conscientizar e educar os alunos através de atividades didáticas sobre o Aedes aegypti e a dengue.

Em Porto Velho, as atividades são executadas nas instituições que atendem a primeira infância, que vai do nascimento até os sete anos de vida. Foram selecionadas as escolas que estão localizadas em bairros que registraram o maior índice de dengue em 2022. São eles: Flodoaldo Pontes Pinto, Aponiã, Castanheira, Nova Porto Velho, Agenor de Carvalho e Embratel.

Durante o projeto, os estudantes participam de palestras educativas com dicas de combate ao Aedes, orientações sobre a dengue e seus sintomas. Jussara Alves, subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa, explica que a comunidade escolar deve ser o principal incentivador da promoção de saúde e prevenção da dengue.

Cerca de 150 alunos da Escola Municipal Belezas do Buriti participaram da ação

“O município de Porto Velho está em alerta para a dengue, e a gente precisa trabalhar com a educação, que é a principal e mais eficaz arma de combate. Para esse projeto piloto, selecionamos algumas escolas de bairros que tiveram mais casos de dengue no ano passado, para trabalhar estrategicamente e diminuir o índice nessas regiões”.

Loren Inácio, de 8 anos, participou do evento e contou que gostou da ação. “Eu achei muito legal, porque aprendi que os mosquitos podem transmitir doenças e deixar as pessoas muito doentes”, afirma.

Já Braian Eric, de 7 anos, disse que vai compartilhar a experiência com os pais. “Aqui eu aprendi que a gente tem que cuidar da nossa casa para eliminar a dengue”.

DENGUE

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Sua transmissão é favorecida, principalmente, com o acúmulo de água parada em reservatórios e superfícies. Em Porto Velho foram confirmados, até o momento, 576 casos da doença. Entre os principais sintomas, estão febre alta que pode durar entre dois a sete dias, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza ou mal estar e manchas avermelhadas pelo corpo.

Pacientes que apresentarem agravamento dos sintomas devem buscar atendimento médico imediatamente nas unidades de pronto atendimento do município. Para denúncias de locais favoráveis ou com concentração de focos do mosquito da dengue, os moradores podem entrar em contato com a Divisão de Controle de Vetores por meio do WhatsApp 98473-4794.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem