Biblioteca Municipal Francisco Meireles recebe óculos que transformam textos em áudios

Biblioteca Municipal Francisco Meireles recebe óculos que transformam textos em áudios

Equipamento é mais uma forma de acesso de pessoas com deficiência visual aos livros da biblioteca

Porto Velho, RO
- A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles recebeu duas unidades do aparelho OrCam MyEye, uma espécie de óculos que escaneia e transforma instantaneamente textos em áudio. A aquisição foi possível através de parceria entre a prefeitura de Porto Velho e o governo do Estado.

“Agradecemos ao governador Marcos Rocha e a esposa Luana Rocha, à secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, pela doação desses equipamentos. Todas as pessoas com algum tipo de deficiência visual poderão ser beneficiadas por essa tecnologia. Com esses óculos, elas poderão pegar qualquer livro da estante e ter acesso a esta obra, sem depender de livros traduzidos em braile ou audiolivros. A gente espera, com esta iniciativa, democratizar o acesso à Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, afirmou a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.

Com o aparelho, pessoas com deficiência visual poderão buscar nas estantes da biblioteca o livro que desejarem, garantindo mais autonomia. “Investimento em tecnologia assistiva como essa é fundamental. Irá atender uma demanda crescente, já que a população com deficiência está cada vez mais na rua, nos espaços públicos”, afirmou a pedagoga Sebastiana Santana, servidora municipal que perdeu a visão há mais de dez anos, e é um exemplo de superação e dedicação. 

A perda aconteceu em 2015, mas a servidora continua trabalhando e oferecendo novas possibilidades às crianças e jovens cegos de Porto Velho, através da educação. Responsável pela sala de braile da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, Sebastiana atua na alfabetização de pessoas cegas, além de cuidar dos empréstimos de livros escritos com o sistema de códigos.

TECNOLOGIA

Desenvolvido pela Mais Autonomia Tecnologia Israelense Assistiva, os óculos OrCam MyEye podem ser aplicados não só em livros, mas também jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular, placas de sinalização e folhetos. 

Trata-se de uma pequena câmera inteligente que pode fazer o reconhecimento facial de até 150 pessoas, escaneia e lê instantaneamente textos em português e inglês, em qualquer superfície, reconhecendo também produtos, código de barras, cores, cédulas de dinheiro e até tela de um computador, celular, tablet ou livros, tudo em tempo real.

O aparelho pode ser ativado por comando de voz e não precisa estar conectado à Internet, faz praticamente todas as funções no período noturno.

Esses equipamentos ficarão à disposição dos usuários com deficiência visual na sala de braile da Biblioteca. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h (não fecha para o almoço). A biblioteca conta com cerca de 30 funcionários para o atendimento e organização do acervo.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem