Um mês após terremoto, ataque israelense paralisa aeroporto sírio que recebe ajuda humanitária

Um mês após terremoto, ataque israelense paralisa aeroporto sírio que recebe ajuda humanitária

Caso aconteceu na cidade de Aleppo, uma das mais atingidas na Síria pelo tremor de terra do dia 6 de fevereiro

Porto Velho, RO - O aeroporto de Aleppo, no Norte da Síria, interrompeu a operações nesta terça-feira após um ataque de Israel, informou a Agência Árabe Síria de Notícias (Sana). A investida acontece um mês após o terremoto de magnitude 7,8 — um dos piores do século XXI —que atingiu o país e a vizinha Turquia, e deixou mais de 50 mil mortos na região.

"Às 2H07 desta terça-feira (20H07 de Brasília, ainda na segunda), o inimigo israelense executou um ataque aéreo a partir do Mediterrâneo (...) contra o aeroporto internacional de Aleppo", afirmou a Sana, com créditos a uma fonte militar.

O ataque provocou danos materiais e deixou o aeroporto sem condições de operar, segundo a agência, que não citou vítimas. A cidade de Aleppo foi muito afetada pelo terremoto do dia 6 de fevereiro, e, assim como várias regiões do Norte da Síria e do Sul da Turquia, também ficou devastada.

Mais de 80 aviões de ajuda humanitária pousaram no aeroporto de Aleppo nos últimos 30 dias, informou funcionário do ministério sírio dos Transportes local, Suleiman Khalil.

— Nenhum avião de ajuda conseguirá pousar antes que os danos sejam reparados — acrescentou Khalil.

Nos últimos anos, Israel executou centenas de ofensivas aéreas na Síria, tanto contra alvos sírios como contra as forças do Irã e do movimento libanês Hezbollah, aliados do governo sírio.

O Exército israelense, país fronteiriço com o território sírio, não comenta os ataques recentes, mas reconheceu que executou centenas de operações desde 2011, quando teve início a guerra na Síria. As autoridades justificam as investidas com a alegação de que desejam impedir que o Irã avance até sua fronteira.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem