Indonésia testa início das aulas às 5h30 e gera revolta entre os pais

Indonésia testa início das aulas às 5h30 e gera revolta entre os pais

O novo esquema, com objetivo de fortalecer a disciplina dos jovens, também é contestado por legisladores, que exigem o cancelamento do que chamam de "política sem fundamento"

Porto Velho, RO -
Um experimento polêmico na Indonésia definiu o horário de início das atividades escolares às 5h30. O projeto é realizado em dez escolas de ensino médio na cidade de Kupang, capital da província de East Nusa Tenggara, onde agora aparecem diariamente adolescentes sonolentos caminhando como zumbis a caminho da escola, conforme descreve a agência de notícias AFP.

Segundo as autoridades, o novo esquema, anunciado em fevereiro pelo governador Viktor Laiskodat, visa a fortalecer a disciplina dos jovens. No entanto, para os pais dos alunos, seus filhos estão "exaustos" quando voltam para casa. O horário escolar padrão na Indonésia começa entre 7h e 8h.

— É extremamente difícil, agora eles têm que sair de casa enquanto ainda está escuro como breu. Não posso aceitar isso... a segurança deles não é garantida quando está escuro e silencioso — afirmou Rambu Ata, mãe de uma adolescente de 16 anos.

A filha dela, Eureka, agora tem que acordar às 4h para se arrumar e ir de mototáxi para a escola.

— Agora, toda vez que ela chega em casa, ela está exausta e adormece imediatamente porque está com muito sono — acrescentou Ata.

De acordo com Marsel Robot, especialista em educação da Universidade Nusa Cendana a privação do sono pode colocar em risco a saúde dos alunos a longo prazo, causando mudanças de comportamento.

— Não tem correlação com o esforço para melhorar a qualidade da educação — disse ele à AFP. — Eles vão dormir apenas por algumas horas e isso é um sério risco para a saúde deles. Isso também vai causar estresse e eles vão liberar seu estresse agindo de forma estranha.

Política estendida

Um estudo de 2014 publicado pela Academia Americana de Pediatria recomendou que os alunos do ensino fundamental e médio começassem as aulas às 8h30 ou mais tarde para permitir tempo suficiente para dormir.

A mudança na regra de Kupang também foi contestada por legisladores locais, que exigiram que o governo cancelasse o que chamaram de "política sem fundamento".

O governo mantém o experimento apesar das críticas e até o estendeu à secretaria de educação, onde os funcionários também começam o dia às 5h30.

Para a funcionária Rensy Sicilia Pelokilla, começar o trabalho mais cedo acabou lhe sendo benéfico. Rensy disse que o novo horário tem sido mais saudável para ela porque agora pode participar de sessões de exercícios em grupo em seu escritório.

— Como funcionária pública, estou pronta para cumprir o regulamento e vou fazer o meu melhor — disse.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem