Condenado a 400 anos, americano é inocentado após mais de três décadas preso

Condenado a 400 anos, americano é inocentado após mais de três décadas preso

Sidney Holmes havia sido identificado como motorista de fuga de assalto através de técnicas classificadas como antiquadas pela Procuradoria da Flórida, como a identificação por foto

Porto Velho, RO -
O americano Sidney Holmes, de 57, foi inocentado de acusações relacionadas a crimes de roubo após passar 34 anos preso. Ele havia sido condenado a uma pena de 400 anos em 1989, no estado da Flórida. Segundo as autoridades, sua condenação carecia de provas.

Ao ser libertado, nesta segunda-feira, Holmes foi recebido por familiares e a pela imprensa local:

— Eu não posso ter ódio. Eu só tenho que seguir em frente — disse Holmes ao jornal Miami Herald.

Holmes foi condenado aos 23 anos por agir como motorista de fuga dois assaltantes, que roubaram duas pessoas em Fort Lauderdale, na Flórida, em 1988. A dupla que cometeu o assalto nunca foi identificada.

Após passar cerca de 32 anos preso, Sidney Holmes entrou em contato com a Unidade de Revisão de Condenações da Procuradoria do Estado (CRU) da Flórida, em 2020. O órgão entendeu que as alegações do americano eram legítimas. Ele também contou com apoio da organização não governamental "Innocence Project of Florida", que ajuda presos a provarem sua inocência.

Para os procuradores, a identificação de Holmes como sendo o motorista que ajudou na fuga dos criminosos foi "provavelmente um erro". O motivo teria sido o uso de técnicas antiquadas na investigação, como a identificação por foto.

Segundo o canal de televisão CBS, os procuradores afirmaram que a identificação de Holmes feita nos anos 80 não era cientificamente confiável e era contrária às melhores práticas modernas.

— Não há nenhuma evidência ligando o Sr. Holmes ao roubo além de uma identificação falha. Sem impressões digitais ou nenhuma evidência física. Nada além de uma identificação de testemunha que nós acreditamos ser ruim — disse Arielle Demby Berger, assistente do procurador do estado, de acordo com o Miami Herald.

Além disso, nenhuma outra evidência apontando a conexão de Holmes com o crime teria sido encontrada. Consultadas pelos procuradores, as vítimas do crime afirmaram também acreditar que o homem deveria ser solto.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem