Forças russas intensificam combates em Bakhmut

Forças russas intensificam combates em Bakhmut

No local estão as maiores dificuldades, diz Zelenskiy

Porto Velho, RO
- O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que "a intensidade dos combates aumenta" em torno da cidade de Bakhmut, no Leste do país, e que a Rússia "não conta" os soldados que envia para a região.

"As maiores dificuldades, como antes, estão em Bakhmut. A Rússia não conta os seus homens, enviando-os constantemente para atacar nossas posições. A intensidade da luta só aumenta", disse Zelenskiy. Antes do início da guerra, há um ano, Bakhmut tinha cerca de 70 mil habitantes. Milhares de moradores permanecem no interior da cidade, que está em ruínas.

A agência estatal russa RIA divulgou, nessa terça-feira (28), vídeo que mostra um caça Su-25 russo sobre Bakhmut.

Zelenskiy disse ainda que a Ucrânia continuará a defender Bakhmut, mas não a qualquer preço. Ele reconheceu que a situação é "tensa e difícil" para as tropas ucranianas na região.

No sábado (25), o chefe do grupo Wagner (organização paramilitar de origem russa), Yevgeni Prigojine, reivindicou a conquista da localidade de Laguidne, a norte de Bakhmut.

Ao longo do último ano, os russos conseguiram cortar várias rotas importantes para o reabastecimento das tropas ucranianas.

A tomada da pequena cidade pelas forças russas poderá abrir caminho à conquista dos últimos centros urbanos na província de Donetsk.

Nessa terça-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reafirmou que Moscovu está aberta a negociações de paz, mas que a Ucrânia e os seus aliados ocidentais devem aceitar a anexação das regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhia, pela Rússia, após os referendos de setembro de 2022, que a maioria dos países ocidentais considerou ilegais.

Apesar de a maioria dos ataques das tropas de Moscou se centrar em Bakhmut enoutras localidades de Donetsk, os militares ucranianos informaram que suas forças tinham repelido 85 ataques russos em vários locais da linha da frente.

Em seu habitual pronunciamento noturno, Zelensky afirmou que as forças ucranianas controlam a situação ao norte e ao longo da fronteira.

“Estamos preparando o regresso dos soldados às ações ativas de libertação da nossa terra. Lembramos que o nosso objetivo é completamente justo, e estamos a cada dia mais perto da sua concretização”.

Hoje, as sirenes de alerta aéreo soaram na capital ucraniana e na região de Mykolaiv. Na província de Kharkiv, duas pessoas ficaram feridas em Chuhuiv, durante bombardeio das tropas russas.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem