Rede de extrema direita desmantelada na Alemanha era potencialmente perigosa, diz polícia

Rede de extrema direita desmantelada na Alemanha era potencialmente perigosa, diz polícia

Durante a operação, 25 pessoas foram presas, de um total de 54 investigadas. Também foram descobertas armas em 50 dos locais revistados, desde bestas a espingardas e munições

Porto Velho, RO -
O pequeno grupo que planejava atacar as instituições democráticas da Alemanha, desmantelado nesta quarta-feira, tinha numerosas armas e era potencialmente perigoso, informou nesta quinta-feira o chefe da polícia criminal.

— Temos uma mistura perigosa de pessoas que aderem a convicções irracionais, algumas com muito dinheiro, outras com armas e com um plano que querem implementar (...). Por isso é perigoso e por isso fizemos uma intervenção — explicou ao canal público ARD o chefe do Departamento Federal de Polícia Criminal (BKA, na sigla original), Holger Münch.

Segundo Münch, foram descobertas armas em 50 dos locais revistados, desde "bestas a espingardas e munições", que "mostram que isto não é algo inofensivo". Ele também afirma que mais prisões podem ser feitas.

— Identificamos outras pessoas, mas não sabemos exatamente qual é a situação delas em relação ao grupo — afirmou.

A polícia investiga 54 pessoas. Dessas, 25 foram presas durante uma operação na manhã de quarta-feira. A célula era adepta da ideologia do "Reichsbürger", os "Cidadãos do Reich", movimento extremista que ganhou força com as restrições sanitárias impostas durante a pandemia de Covid-19.

A Justiça suspeita que eles fizeram "preparações concretas para entrar violentamente no Bundestag [a Câmara Baixa do Parlamento alemão] com um pequeno grupo armado", disse o Ministério Público em um comunicado.

— Não é necessário supor que um grupo de algumas dezenas [de membros], talvez algumas centenas, esteja em posição de realmente questionar o sistema estatal alemão — qualificou Münch.

O grupo estava sob vigilância "desde a primavera [do Hemisfério Norte] deste ano", disse Thomas Haldenwang, chefe do Escritório Federal de Proteção da Constituição (inteligência interna). Segundo ele, eles tinham "planos para derrubar o governo, planos para colocar a derrubada em movimento".

Ainda de acordo com Haldenwang o movimento Reichsbürger tem cerca de 21 mil apoiadores.

— Estimamos que 10% são propensos à violência — disse ele.

Quase 3 mil agentes das forças de segurança foram mobilizados em toda a Alemanha para a ação desta quarta-feira, em mais de 130 operações de busca e apreensão, na maior operação antiterrorista da história recente do país.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem