Deputados pedem ao STF investigação de Carla Zambelli por vídeo golpista

Deputados pedem ao STF investigação de Carla Zambelli por vídeo golpista

Os petistas apontam indícios dos crimes de violação às instituições democráticas, ao processo eleitoral e golpe de Estado, além de ato de improbidade administrativa

Porto Velho, RO
- Os deputados federais do PT Reginaldo Lopes (MG) e Paulo Teixeira (SP) acionaram a colega Carla Zambelli no Supremo Tribunal Federal (STF) por gravar um vídeo de teor golpista. Na representação levada à presidente da corte, Rosa Weber, nesta quinta-feira, os parlamentares pedem que a deputada seja investigada por apologia ao crime.

Na peça, os petistas apontam que há indícios dos crimes de violação às instituições democráticas, ao processo eleitoral e golpe de Estado, além de ato de improbidade administrativa praticado por Zambelli, devido ao cargo que ocupa.

“É importante destacar que a imunidade parlamentar ou a garantia constitucional da livre manifestação do pensamento não podem servir para albergar a prática de ilícitos, mormente quando estão em jogo outros valores caros à própria Constituição da República, como a higidez do Estado Democrático de Direito”, afirmam os congressistas.

No vídeo divulgado nesta quarta-feira, Zambelli incita generais a não reconhecerem o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e faz cobranças aos militares a adotarem ações golpistas: “É hora de se posicionar. De que lado da história vocês vão ficar?”, afirma a deputada.

“A representada e os apoiadores do atual presidente vivem num mundo paralelo, numa psicose coletiva, em que negam o reconhecimento da validade do processo eleitoral e de seu resultado, flertam com a ruptura institucional a partir da defesa de um regime autoritário na condução do país, semeiam ódio e violência, vendo inimigos e comunistas em todos os cantos, numa vã esperança de que alguma divindade de outro mundo possa modificar a vontade soberana da sociedade brasileira”, afirmam os deputados Reginaldo Lopes e Paulo Teixeira.

Os parlamentares destacam que Zambelli foi reeleita “sob os cânones democráticos e que deveria zelar pelo respeito à Constituição e às Instituições republicanas”. Na peça, a parlamentar é descrita como “especialista em divulgação de Fake News, perita na propagação de toda sorte de matérias fabricadas para desestabilizar as instituições e atacar adversários reais e imaginários”.

Além do pedido de investigação no âmbito criminal e civil, os deputados pedem a identificação e responsabilização dos grupos que vêm divulgando discurso de ódio nas redes, já que Zambelli está com seus perfis bloqueados por ter defendido pautas antidemocráticas. Os deputados solicitam ainda que a representação também seja encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral, para avaliar medidas a serem tomadas, já que o vídeo foi divulgado mesmo com as redes sociais da parlamentar bloqueadas pela corte.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem