Fornecimento de energia na Ucrânia está sob controle, diz governo

Fornecimento de energia na Ucrânia está sob controle, diz governo

Ataques russos afetaram quase metade do sistema elétrico ucraniano

Porto Velho, RO
- O fornecimento de eletricidade na Ucrânia está sob controle apesar de uma série de ataques russos contra a infraestrutura de geração de energia, e não há motivo para pânico, anunciou o Ministério de Energia do país neste sábado (19).

Separadamente, o diretor da DTEK, maior empresa privada de energia da Ucrânia, disse que não há necessidade para que as pessoas deixem a Ucrânia por causa da oferta de eletricidade.

Ataques de mísseis russos afetaram quase metade do sistema elétrico da Ucrânia, e as autoridades de Kiev disseram na sexta-feira (18) que um apagão completo na capital era possível.

"Negando declarações causadoras de pânico espalhadas nas redes sociais e na imprensa online, garantimos a vocês que a situação do fornecimento de energia está difícil, mas sob controle", disse o Ministério da Energia em nota.

Autoridades ucranianas marcaram desligamentos programados de redes elétricas para ajudar nos reparos, diz a nota, pedindo que famílias cortem o consumo de energia em pelo menos 25%.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, acusou a Rússia no mês passado de tentar desestabilizar o país ao forçar milhões de pessoas a fugirem para o Oeste, criando uma crise de refugiados na União Europeia.

O presidente-executivo da DTEK, Maxim Timchenko, disse que as Forças Armadas, o setor energético e cidadãos ucranianos estão fazendo milagres para manter o fornecimento.

"Não há necessidade para deixar a Ucrânia hoje", disse uma nota da empresa que cita o executivo.

Zelenskiy disse no sábado que os problemas de fornecimento são piores em Kiev e em seus arredores, assim como em outras seis regiões.

"Estamos trabalhando por todo o país para estabilizar a situação", disse o presidente em um pronunciamento por vídeo.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem