Noruega eleva alerta militar em resposta à guerra na Ucrânia

Noruega eleva alerta militar em resposta à guerra na Ucrânia

País mobilizou seus militares para proteger plataformas

Porto Velho, RO
- A Noruega colocará seus militares em um nível elevado de alerta a partir de terça-feira (1°), conforme aumenta a segurança em resposta à guerra na Ucrânia, disse o primeiro-ministro do país nórdico, Jonas Gahr Stoere, nesta segunda-feira (31).

A Noruega é agora o maior exportador de gás natural para a União Europeia, respondendo por cerca de um quarto de todas as importações da UE após uma queda nos fluxos russos.

"Esta é a situação de segurança mais grave em várias décadas", disse o primeiro-ministro, em entrevista coletiva.

"Não há indicações de que a Rússia esteja expandindo sua guerra para outros países, mas o aumento das tensões nos deixa mais expostos a ameaças, operações de inteligência e campanhas de influência."

As Forças Armadas passarão menos tempo treinando e mais tempo em tarefas operacionais, e a Guarda Nacional – uma força de mobilização rápida –, terá um papel mais ativo, disse o ministro da Defesa, Bjoern Arild Gram.

A Força Aérea cancelou treinamento nos Estados Unidos com seus caças F35, preferindo mantê-los na Noruega, disse o chefe das Forças Armadas, general Eirik Kristoffersen.

"Esperamos que esta situação dure pelo menos um ano", afirmou Kristoffersen.

A Noruega mobilizou seus militares para proteger plataformas offshore e instalações terrestres após vazamentos no gasoduto Nord Stream em 26 de setembro e recebeu apoio das marinhas britânica, francesa e alemã.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem