Três Caixas d’Água serão restauradas após construção de apoio das estruturas

Três Caixas d’Água serão restauradas após construção de apoio das estruturas

Prefeitura realiza obra de escoramento de uma das estruturas

Porto Velho, RO - Com recursos próprios no valor de R$ 180 mil, a Prefeitura de Porto Velho executa, durante o mês de agosto, o escoramento dos pés de uma das Três Caixas d’Água, também conhecidas por Três Marias. As estruturas são tombadas como patrimônio cultural do município.

Segundo o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Lucas Bezerra da Silva, responsável pela fiscalização da obra, o escoramento dos pés se faz necessário devido à perda de seção motivada por corrosão, causada pela ação do tempo e de vândalos que desrespeitam o patrimônio ao urinar no local.

“Caso a perda de seção não seja corrigida, pode ser que elas não suportem o peso da caixa d’água e o antigo reservatório tombe. Para prevenir, essa obra é muito importante. A área está isolada e nós estamos fazendo o escoramento com outra estrutura metálica que dê esse apoio e elimine essa carga na base deteriorada”, explicou o engenheiro.

Estruturas são tombadas como patrimônio cultural do município

Ainda de acordo com o engenheiro, a restauração completa da estrutura deverá ser feita após um estudo sobre o material utilizado para que haja substituição da peça. A primeira caixa d’água foi construída em 1910 e as outras duas em 1912 com material de origem norte-americana.

“Por ser uma estrutura muito antiga e não ter sido fabricada no Brasil, não temos a precisa informação sobre a composição do metal utilizado. Não sabemos qual o metal que vai dar liga para solda no momento da substituição da parte da peça corroída. É preciso que o material substituto tenha compatibilidade com a peça original”, completa.

O engenheiro diz que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também exige que a análise de ensaio metalográfico seja apresentada e a restauração seja realizada. “A empresa que está realizando a obra (Pontual Engenharia) vai retirar uma amostra original para que o ensaio seja feito”.

No processo de restauração, as Três Marias receberão as melhorias necessárias, após o término da primeira fase. O Ministério Público e o Iphan também acompanham todo o trabalho.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem