Sobe para 21 o número de mortos após ataque a tiros em escola do Texas, nos EUA

Sobe para 21 o número de mortos após ataque a tiros em escola do Texas, nos EUA

No total, 19 crianças e dois adultos estão entre as vítimas

Porto Velho, RO - Chegou a 21 o número de mortos após um ataque a tiros nesta terça-feira em uma escola primária na cidade de Uvalde, no estado americano do Texas. No total , 19 crianças e dois adultos estão entre as vítimas. A ocorrência já é considerada o ataque mais mortal em uma escola desde Sandy Hook, em dezembro de 2012, quando 26 pessoas foram assassinadas, 20 delas menores de idade.

O atirador identificado como Salvador Ramos , de 18 anos, foi morto por policiais. Ele era morador da cidade e estudou no ensino médio em uma instituição próxima ao local do ataque. Conforme o governador Gregg Abbott, Ramos abandonou seu veículo próximo da escola Robb entrou na instituição com um revólver e possivelmente um rifle.

As identidades das vítimas ainda não foram oficialmente divulgadas, mas duas crianças mortas no ataque foram identificadas pelas famílias: Xavier Lopez e Amerie Jo Garza, de 10 anos. Entre os mortos, também está Eva Mireles, uma professora com 17 anos de carreira que foi baleada e morta pelo atirador enquanto tentava proteger seus alunos, segundo disse sua tia, Lydia Martinez Delgado, por telefone ao New York Times.


Mireles era casada e tinha um filho. Era "muito amada" e se orgulhava de ensinar principalmente alunos de origem latina, disse Delgado: "Ela era a diversão da festa”.

Conforme a agência de notícias Associated Press, um oficial da Patrulha de Fronteira dos EUA que estava nas proximidades quando o tiroteio começou correu para a escola e atirou e matou Salvador Ramos, que estava atrás de uma barricada. 

A patrulha é responsável por monitorar pontos de entrada no país e como Uvalde fica a menos de 130 quilômetros da fronteira com o México, abriga um posto do grupamento. Dois agentes teriam sido baleados em uma troca de tiros com o atirador. Um deles foi ferido na cabeça, mas ambos estão em estado estável de saúde no hospital.

O presidente americano Joe Biden faz um pronunciamento sobre o ataque, após retornar de sua viagem à Ásia, afirmando que "nós temos que agir", e que é necessário enfrentar o lobby das armas. Emocionado, ressaltou que os pais das vítimas "nunca verão seus filhos novamente, nunca mais os terão pulando na cama e se aconchegando a eles".

— Estou doente e cansado disso. E não me diga que não podemos ter um impacto nesta carnificina. Pelo amor de Deus, temos que ter a coragem de enfrentar a indústria — afirmou o presidente com uma voz trêmula, dizendo que "é hora de transformar essa dor em ação". — Outro massacre em uma escola primária do Texas. Lindos e inocentes alunos da segunda, terceira e quarta séries. Como nação, temos que perguntar: quando, em nome de Deus, vamos enfrentar o lobby das armas?

Fim do ano letivo

Durante uma entrevista coletiva, o superintendente do Consleho de Educação de de Uvalde, Hal Harrell, disse que um atendimento psicológico estará disponível para estudantes, funcionários, pais e membros da comunidade a partir das 10h desta quarta-feira. Harrell também anunciou o fim do letivo e o cancelamento de todas as atividades do distrito escolar. Mais informações sobre as formaturas serão divulgadas posteriormente.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem