'Muitos agradecimentos devem ser dados', diz piloto que ficou inconsciente em voo na Flórida

'Muitos agradecimentos devem ser dados', diz piloto que ficou inconsciente em voo na Flórida

O pouso foi realizado com sucesso pelo passageiro Darren Harrison, sem experiência em aviação

Porto Velho, RO - O piloto Kenneth Allen, de 64 anos, que ficou inconsciente durante um voo das Bahamas para a Flórida, nos EUA, no último dia 10, falou publicamente pela primeira vez sobre o caso nesta quinta-feira numa entrevista coletiva a partir do Centro Médico Palm Beach Gardens. 

Ele também se reencontrou com o passageiro Darren Harrison, o designer de interiores que foi responsável por fazer o pouso — bem sucedido — enquanto Allen estava desacordado no monomotor Cessna 208, mesmo sem ter qualquer experiência em aviação.

— Muitos agradecimentos devem ser dados — afirmou Allen. — Minha cabeça estava latejando e eu estava vendo pequenas luzes azuis — completou, citando os sintomas antes do desmaio.

Sua alta médica ocorreu em 16 de maio, menos de uma semana após o episódio que colocou sua vida em risco. O cirurgião que o atendeu, Nishant Patel, disse ao programa "Today", da emissora americana NBC, que o caso foi "milagre".

— Ele tinha o lado esquerdo e o rosto caído ou fraqueza — disse Patel durante a conferência. — Ele não estava movendo um lado do corpo. Parecia estar negligenciando um lado de todo o seu campo visual. Cerca de 50 por cento dos pacientes que têm diagnóstico de dissecção da aorta nem chegam ao hospital.

De acordo com o centro médico, Allen passou por uma cirurgia de dissecção de aorta, quando ocorre uma ruptura na camada interna da principal artéria do corpo.

— Eu nem sei o que dizer — acrescentou Allen, em direção ao médico. — Você é meu herói.

A equipe de emergência inicialmente pensou que o piloto havia sofrido um derrame antes que os médicos do Hospital St. Mary's, em Palm Beach, descobrissem o rompimento da aorta. Logo após o diagnóstico, o homem foi rapidamente transferido para o segundo hospital para uma cirurgia de emergência.

— A primeira coisa que ele me perguntou (depois da cirurgia) foi: 'Doutor, quando vou para casa?', o que achei realmente incrível. Tudo sobre esse cara é realmente incrível. Ele definitivamente entende tudo o que aconteceu e quão grave era a situação antes do hospital, na sala de cirurgia e durante a recuperação — ressaltou o médico ao "Today".

— A mão de Deus estava naquele avião — disse o passageiro Darren Harrison.

O passageiro foi identificado como o designer de interirores Darren Harrison, de 39 anos. Darren voltava de uma viagem de pesca nas Bahamas no monomotor Cessa 208. Com o piloto desmaiado em dado momento da viagem, ele precisou conduzir a aeronave até o Aeroporto de Palm Beach para que tudo terminasse bem. 

Em entrevista ao programa "Today", Darren disse que este foi o momento mais assustador, pouco antes de entrar em contato com o controlador de tráfego aéreo Robert Morgan, que estava numa torre em Fort Pierce.

— Naquele momento, sabia que se não reagisse, morreríamos — disse o passageiro.


Piloto passa mal, e passageiro sem experiência em aviação faz pouso nos EUA

Sobre sua tática para ter atuado tão bem, considerando sua falta de experiência em aviação, Darren acredita que foi uma questão de "apenas bom senso". Ele percebeu que o avião estava ficando inclinado a uma alta velocidade sobre o oceano aberto, o que poderia levar o Cessna 208 a perder sustentação, correndo risco de cair.

Assim que aterrisou, Darren disse que fez "a maior oração de sua vida", além de ter agradecido a Robert pelo apoio. Em seguida, ele ligou para a mulher, Britney, que está grávida de seu primeiro filho.

— A mão de Deus estava naquele avião.É a única coisa que posso atribuir, não há outra explicação para isso — ressaltou.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem