Massacre no Texas: Veja o que se sabe sobre ataque que matou alunos e professoras em escola

Massacre no Texas: Veja o que se sabe sobre ataque que matou alunos e professoras em escola

Ao todo, 17 pessoas ficaram feridas; foi o pior atentado do tipo desde 2012

Porto Velho, RO -
O massacre em uma escola de ensino fundamental do Texas, na cidade de Uvalde, foi o ataque mais mortal do gênero a acontecer desde do ocorrido em Sandy Hook, em 2012. O atirador Salvador Ramos matou 19 crianças e duas professoras antes de ser morto pela ação da polícia local. Ao todo, 17 pessoas ficaram feridas.

O ataque foi o oitavo em 13 anos no Texas, onde o governo estadual, dominado pelos republicanos, vêm relaxando ao longo dos anos as leis sobre armas.

A Robb Elementary, onde o crime aconteceu, conta com 535 alunos que estudam da segunda à quarta série no ano letivo de 2020-21, de acordo com dados estaduais. Destes, cerca de 90% são latinos e cerca de 81% são considerados pobres.

Pior ataque em mais de 10 anos, com 21 mortos, não come republicanos sobre projetos de verificações de antecedentes

A cidade, de maioria latina, tem cerca de 16 mil habitantes e fica localizada na região sul do Texas, a cerca de 100 quilômetros da fronteira com o México. O próprio atirador, identificado como Salvador Ramos, de 18 anos e morto por policiais, tinha origem latina. Ele era morador da cidade e estudou no ensino médio em uma instituição próxima ao local.

Atirador anunciou ataque nas redes

Ramos fez postagens no Facebook antes de abrir fogo no local, informou nesta quarta-feira o governador do estado, o republicano Greg Abbott.

Cerca de 30 minutos antes de chegar à escola, o atirador avisou que dispararia contra sua avó para, logo depois, relatar que havia atirado nela. Então, escreveu em um terceiro post que atacaria uma escola. Sua avó, que foi atingida no rosto, sobreviveu e chamou a polícia.

— A terceira mensagem, provavelmente menos de 15 minutos antes de chegar à escola, dizia: 'Vou abrir fogo em uma escola primária — especificou Abbott em uma coletiva de imprensa.

Imediatamente após a divulgação da informação, a rede social afirmou que o agressor publicou as advertências no aplicativo de mensagens privadas do Facebook e, portanto, as mensagens não foram descobertas até depois da tragédia.

O massacre

O atirador, identificado como Salvador Ramos, um estudante do ensino médio de 18 anos, fugiu da casa onde vivia com os avós e bateu o carro perto da Robb Elementary School. Ele entrou na instituição educacional por uma porta do fundos carregando um fuzil de assalto AR-15 e vestindo com um uniforme tático. Ele percorreu dois corredores curtos e em seguida entrou em uma sala de aulas do lado esquerdo, afirmou Abbott.

Entre mortos estão duas professoras e 19 alunos

Segundo autoridades, ele obstruiu a sala de aula da quarta série, onde assassinou os estudantes e professores antes de ser morto por um oficial da Patrulha de Fronteira dos EUA, disse Abbott.


Ramos comprou dois fuzis AR-15 e 375 cartuchos de munição dias antes do ataque, pouco depois de completar 18 anos, disseram vários veículos de imprensa americano citando um senador estadual que recebeu informações da polícia. Na hora do ataque, ele deixou um dos fuzis no carro.
Salvador Ramos foi morto após assassinar 21 pessoas, entre adultos e crianças, em uma escola do Texas — Foto: AFP


Colegas e familiares de Salvador Ramos afirmaram que o atirador sofreu bullying enquanto era estudante por sofrer de gagueira. Com o passar do tempo, ele teria se tornado uma pessoa solitária e que pouco ia às aulas. Além disso, colegas com quem jogava videogame disseram que o jovem tinha brigas frequentes com a família.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem