Baleia à deriva em rio na França será sacrificada após tentativa fracassada de resgate

Especialistas tentaram atrair o animal de volta ao mar usando um alto-falante submerso com sons gravados de orca

Porto Velho, RO - Uma orca doente à deriva no rio Sena, na França, será sacrificada depois que um plano para guiá-la de volta ao mar falhou. Cientistas concluíram que a baleia estava com dores agonizantes e doente terminal, informou o governo do Departamento de Sena Marítimo, neste domingo.

Neste sábado, as autoridades francesas iniciaram uma operação para resgatar uma baleia. Os especialistas colocaram um alto-falante submerso para transmitir ruídos familiares ao do cetáceo e, assim, guiá-lo em direção ao mar.

Mas a baleia respondeu de forma "errática" e "incoerentemente" aos estímulos sonoros, informou o governo local em nota à imprensa.

"A tentativa de trazer a baleia de volta ao mar falhou e, para evitar aumentar os níveis de estresse, foi tomada a decisão de interromper a intervenção à noite", informou o governo.


Cientistas revisaram fotos e dados da intervenção e concluíram que o animal sofria de mucormicose, ou fungo negro, uma doença observada em baleias na América do Norte, mas que ainda não havia sido observada na Europa.

Depois de infectar a pele de animais enfraquecidos, a doença pode se espalhar para o coração, pulmões e cérebro, o que explica o comportamento desorientado da baleia, disse a prefeitura. Acrescentou que a doença parecia muito avançada neste caso e provavelmente estava causando grande sofrimento à baleia.

"Nessas condições, o grupo de especialistas concluiu por unanimidade que a única solução possível era a eutanásia do animal para acabar com seu sofrimento e, também, realizar análises avançadas da doença que ele carrega", acrescentou o governo.

Especialistas do escritório francês de biodiversidade (OFB) e da ONG Sea Shepherd estavam entre os especialistas envolvidos na operação de resgate fracassada.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem