Conferência de Saúde mental vai debater demandas da sociedade

Durante o evento também serão escolhidos delegados para a conferência estadual

Porto Velho, RO - A 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto Velho, que acontece nos dias 11 e 12 deste mês, no auditório da Uniron no Porto Velho Shopping, abordará temas como a garantia de atendimento da atenção psicossocial no SUS, respeito aos direitos humanos, cuidados com a população de rua e enfrentamento à violência e morte de pessoas LGBTI+. 

O evento também vai escolher delegados para a conferência estadual.

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a conferência será acompanhada por representantes de vários segmentos, inclusive por famílias atendidas pelos serviços de saúde mental. Para estas, é importante conhecer e opinar sobre as políticas de saúde voltadas para o setor.

PROPOSTAS

Outras pré-conferências já aconteceram nos distritos de Jacy-Paraná, São Carlos e Calama, além de Porto Velho. Nestes locais foram debatidos diversos temas com as comunidades, elaboradas propostas com indicação de delegados para a conferência de Porto Velho.

Segundo Rosana Nascimento da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), os encontros na zona rural serviram para levar o tema “cuidados mentais” à discussão entre usuários e prestadores de serviços nas localidades.

A expectativa da comissão organizadora é que cerca de 250 pessoas participem da conferência, além das equipes de trabalho e palestrantes.

O primeiro tema a ser tratado na conferência será “A política de saúde mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, que será apresentado por Wilma Suely Batista Pereira, doutora em desenvolvimento socioambiental, suicidóloga, coordenadora do observatório de violência, suicídio e políticas públicas – OBSAT e professora titular de ciências jurídicas da Universidade Federal de Rondônia. Outras palestras também serão proferidas na oportunidade.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem