Biden quer 'julgamentos por crimes de guerra' contra Rússia após imagens de massacre em Bucha

Biden quer 'julgamentos por crimes de guerra' contra Rússia após imagens de massacre em Bucha

Acusações aumentaram após divulgação pelo governo ucraniano de imagens de cadáveres abandonados na cidade, perto de Kiev

Porto Velho, RO —
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta segunda-feira um julgamento por "crimes de guerra" contra a Rússia, pelas supostas atrocidades contra civis cometidas em Bucha, na Ucrânia, e afirmou que deseja impor mais sanções a Moscou. 

As acusações aumentaram nesta segunda-feira, após a divulgação pelo governo ucraniano de imagens de cadáveres abandonados na cidade, a 37 quilômetros da capital, no domingo.

Nesta segunda, Biden voltou a chamar o presidente russo, Vladimir Putin, de "criminoso de guerra" e acrescentou que o considera "brutal".

— Ele tem que ser responsabilizado — afirmou a jornalistas.

Horas depois, o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, afirmou que os EUA irão consultar seus aliados sobre a responsabilidade de Putin no Tribunal Penal Internacional ou em outro local.

— O TPI é um local onde crimes de guerra foram julgados no passado, mas houve outros exemplos em outros conflitos onde outros mecanismos foram criados — disse Sullivan. — A participação permanente da Rússia no Conselho de Segurança da ONU significa que qualquer responsabilização por crimes de guerra pode ser bloqueada por Moscou.

A pedido da Ucrânia, os EUA também estão apoiando uma equipe de promotores internacionais para ajudar a coletar e analisar "evidências de atrocidades", com o objetivo de responsabilizar os culpados, de acordo com o Departamento de Estado.

— Estamos rastreando e documentando atrocidades e compartilhando informações com instituições que trabalham para chegar aos responsáveis — disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, a repórteres.

Nesta segunda-feira, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, visitou Bucha e disse que os crimes serão "reconhecidos como genocídio". Em um vídeo divulgado na noite de domingo, Zelensky chamou a os soldados russos de "assassinos, torturadores, estupradores, saqueadores".

A cidade, localizada a Noroeste de Kiev, foi ocupada pelo Exército russo em 27 de fevereiro. Um alto funcionário do prefeito de Bucha disse que 50 dos 300 corpos encontrados após a retirada das forças do Kremlin foram vítimas de execuções extrajudiciais realizadas por tropas russas.

Após as declarações, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que os comentários feitos por Biden sobre Putin mostram que alguns no Ocidente "têm problemas de consciência". Lavrov também disse que a Rússia realizará uma entrevista a jornalistas ainda nesta segunda-feira em Nova York para tratar das alegações sobre seu papel na situação em Bucha.

A Rússia nega qualquer responsabilidade sobre as denúncias e rejeita "categoricamente todas as acusações". Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, funcionários do Ministério da Defesa russo encontraram sinais de "falsificações" nos vídeos e nas imagens apresentadas pelas autoridades ucraniana.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem