Provas teóricas são realizadas em tablets e resultado é imediato
O diretor técnico de Habilitação e Medicina (Dthmet) do Detran Rondônia, Hassan Mohamad Hijazi ressalta a grande vantagem que o sistema possibilita ao candidato que com a prova teórica eletrônica passa a ter acesso ao resultado logo após a realização do exame, caracterizando a modernização tecnológica. “As provas teóricas eletrônicas e os cursos especializados estão 100% online em todo o Estado”, afirmou Hassan Mohamad.
O diretor de Habilitação, explica que o sistema de provas eletrônicas e de cursos especializados é muito vantajoso para o usuário e para o Poder Público, tendo em vista a econômica que gera ao órgão com a eliminação dos gastos com papel, toner, manutenção de impressora, envio de provas e gabaritos via correios, além disso, modernizou o processo de correção das provas que deixaram de ser manual, em detrimento ao processo eletrônico.
NOVOS INVESTIMENTOS

Resultado das provas práticas também serão feitas pelo sistema online
O Controlador Regional de Trânsito do Detran Rondônia, Francisco Carlos da Silva Nascimento, explica que está em fase de finalização a implantação do sistema de prova prática digital nos exames de direção veicular.
O sistema vai possibilitar a avaliação e resultado de forma imediata, por meio eletrônico (tabletes), bem como coleta biométrica e foto do candidato no início e final da prova prática, diminuindo ainda mais a possibilidade de fraude, otimizando o lançamento do resultado junto ao sistema, o que irá possibilitar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) física em menos de uma hora após a realização do exame.
Francisco Carlos, explica outros benefícios que a realização da prova de forma eletrônica trará, especialmente aos Centros de Formação de Condutores e usuários do serviço público. “O prazo para aquisição da CNH fica reduzido, pois anteriormente os CFCs eram obrigados a realizar a conclusão do curso teórico com cerca de 15 dias de antecedência da prova, e após realizar o exame, aguardar o envio dos gabaritos para correção e retorno via malote.
Atualmente, com a prova digital os candidatos poderão concluir o curso teórico e realizar a prova no mesmo dia, e em algumas localidades, realizar o reteste no dia posterior, visto que o resultado é imediato após a finalização da prova. Essa modernização reduziu em meses a formação dos candidatos.
Em 2020, o Detran Rondônia implantou o sistema de reconhecimento biométrico do candidato na hora da prova teórica, por meio da digital, ressalta-se, que os leitores biométricos são dotados de sistema antifraude com detector de dedo vivo (Live Finger Detection), o que traz segurança, agilidade e proteção ao processo de formação de condutores.
Fonte: Governo de Rondônia
Tags:
Destaque