Comissão de Agricultura do Senado debate ciência e tecnologia em Cascavel, na Show Rural Coopavel

Comissão de Agricultura do Senado debate ciência e tecnologia em Cascavel, na Show Rural Coopavel


Porto Velho, RO - A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal realizará uma audiência pública dentro da 34ª edição da feira agropecuária Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), no próximo dia 10, quinta-feira, a partir das 8h, para discutir a importância da ciência, tecnologia e inovação na produção de alimentos.

Os debates devem servir para instruir o Projeto de Lei nº 6.417/2019, que moderniza o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para Agropecuária [SNPA]. O projeto já foi aprovado na Comissão de Agricultura (CRA) e agora tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), com relatoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da CRA.

O senador Acir Gurgacz presidirá a audiência e fará a mediação do debate que terá a participação de especialistas do meio científico e empresarial, das cooperativas e dos agricultores. Gurgacz destaca que o principal objetivo da audiência externa da comissão nas feiras agropecuárias é levar o Senado e os senadores para mais perto dos agricultores e de toda cadeia produtiva do setor agropecuário.

“É fundamental que os parlamentares tenham contato direto com os agricultores, com as instituições e empresas do setor, sendo que as feiras proporcionam esse contato de forma direta, permitindo o diálogo e a troca de experiências que vão nos auxiliar na formulação das políticas públicas”, salienta Gurgacz.

O senador rondoniense também considera as feiras agropecuárias como espaços importantes para a divulgação de pesquisas e a transferência de novas tecnologias. “No momento em que estamos discutindo a modernização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para Agropecuária (SNPA), as feiras podem servir de palco para este debate e também de espaço privilegiado de divulgação das pesquisas cientificas e das inovações tecnológicas”, frisa Gurgacz.

O senador Acir Gurgacz salienta que as feiras agropecuárias e tecnológicas ajudam a levar para o cidadão urbano um pouco do campo, do dia-a-dia do produtor rural, além de proporcionar a concretização de negócios e financiamentos, oferecer cursos, oficinas, palestras técnicas, vitrines tecnológicas e espaços para as cooperativas e empresas do setor apresentar seus produtos.

“As feiras agropecuárias e tecnológicas são importantes para facilitar o acesso aos produtores rurais de equipamentos, de novas tecnologias e técnicas que auxiliam no aumento da produtividade e na produção de alimentos”, destaca Gurgacz.

O senador Acir Gurgacz lembra que a Comissão de Agricultura do Senado já esteve presente em feiras agropecuárias de todo o país antes da pandemia, como na Expointer, de Esteio (RS); e na Expodireto Cotrijal, de Não Me Toque (RS). Na Expoagro de Maceió (AL); na Agrishow, de Ribeirão Preto (SP); na AgroBrasília, no Distrito Federal; e na ExpoJipa e na Rondônia Rural Show, as duas principais feiras agropecuárias de Rondônia, que ocorrem anualmente em Ji-Paraná (RO).

Para este ano, já está prevista a participação da CRA na Expodireto Cotrijal, que deve ocorrer de 7 a 11, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul; e na Rondônia Rural Show, que ocorre de 23 a 28 de maio, em Ji-Paraná – Rondônia.


Assessoria de Imprensa
Guarim Liberato - 61 99800-2271

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem