SEMANA DE MUSEUS TERÁ EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ

SEMANA DE MUSEUS TERÁ EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ

Foto: Ney Cunha 
Uma exposição de fotografias durante a 10ª Semana de Museus em Porto Velho (14 a 20 de maio) promete tornar ainda mais conhecida a história da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e da capital rondoniense. As imagens captadas pelo olhar atento do fotógrafo e documentarista Luiz Brito, junto com obras de outros autores, já foram expostas inclusive na Europa e fazem parte do livro intitulado “Revelando Porto Velho”.  
val   Conforme o diretor de arte e cultura da Fundação Cultural Iaripuna, Valdison Pinheiro, além da exposição de fotografias que são verdadeiros documentos históricos, no interior do galpão onde está guardado o acervo da EFMM, Luiz Brito irá proferir uma palestra aos visitantes, principalmente ao público estudantil. “Ele vai falar sobre as fotos em si, o que elas representam para a nossa história e o seu trabalho como fotógrafo”, comentou. No mesmo dia, das 8h às 12 horas, o documentarista Carlos Levi, idealizador do Fest Cine Amazônia também fará uma palestra com foco para o centenário da Madeira Mamoré.
   exluizLuiz Brito disse que vai enfatizar em sua palestra a importância da fotografia na vida das pessoas e para a história dos povos. “Falaremos de fotografias como arte e também no contexto documental”, frisou. Fotos de outros profissionais em diferentes épocas da EFMM e da própria cidade de Porto Velho, como F. Souza e Manoel Rodrigues Melo farão parte da exposição e serão contextualizadas por Luiz Brito.
exposiberenice   Na avaliação de Luiz Brito, a fotografia tem o poder de levar as pessoas em uma viagem ao passado para esclarecer a história. “Essas fotos mais antigas mostram uma cidade que não existe mais e as recentes, revelam a nossa realidade, depois de muitos anos de transformação. Mostram a luta das pessoas para desbravar a região e trazer o desenvolvimento”, observou.
   De acordo com a vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, a Semana de Museus acontece simultaneamente em todo o País, com objetivo de atrair o público para conhecer melhor a sua própria história. “Durante toda a semana, teremos uma exposicaoaprogramação diversificada, com exposições, palestras, poesias e shows musicais voltados para o centenário da Madeira Mamoré”, explicou.
exposicaobCatálogo
   Na abertura da 10ª Semana de Museus será feito o lançamento do catálogo Acervo do Museu Ferroviário, idealizado pela prefeitura, através da Fundação Iaripuna e com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia. O catálogo que será distribuído nas escolas mostra as fotos de todas as peças que formam o acervo do museu da EFMM. São peças das antigas locomotivas, instrumentos utilizados pelos operários que trabalharam na construção da ferrovia, documentos, fotografias e ferramentas, dentre outras.
Por Augusto José
Fotos: Frank Néry 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem