CURSO FIC DE CACOAL ATENDE TRABALHADORES DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

CURSO FIC DE CACOAL ATENDE TRABALHADORES DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

O Câmpus Cacoal está iniciando o primeiro Curso FIC (Formação Inicial e Continuada) para Trabalhadores na Agroindústria Familiar que atenderá a demanda de capacitação do município.  A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 04 de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura, onde estiveram presentes o Diretor-Geral do Câmpus, Juliano Cristhian Silva, o Coordenador de Pesquisa e Extensão do Câmpus Cacoal e Coordenador do Projeto, Marco Antônio de Oliveira, o Secretário Municipal de Agricultura/SEMAGRI Vilmar Kemper e representantes da EMATER-RO, CEPLAC, SEMUSA, além de representantes de 30 agroindústrias familiares de Cacoal. 


Neste curso FIC, segundo o professor Juliano, o objetivo é atender a demanda de capacitação e treinamento dos trabalhadores que atuam ou pretendem fazer o processamento de frutas, carnes, leite, ovos, mel e outros produtos apícolas, mandioca e fabricação de doces, biscoitos, salgados e cachaça. “Com isso, podemos gerar emprego e renda principalmente para as camadas sociais menos favorecidas, seguindo os princípios da Economia Solidária e da Sustentabilidade”, ressalta. 

O curso possui carga horária total de 216 horas, que será distribuída em três módulos, sendo os dois primeiros módulos de Formação Inicial, com 192 horas, e o terceiro módulo de Formação Continuada, com carga horária de 24 horas. O curso terá uma duração de 12 meses com oferta de 40 vagas para a fase de formação inicial e 135 vagas para a formação continuada. As aulas terão início no dia 11 de maio, sendo realizadas todas as sextas  e sábados. 

As aulas teóricas serão realizadas no Câmpus do IFRO e as aulas práticas nas agroindústrias. O público-alvo são pessoas que estão cadastradas no Programa Simples Rural da Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal.

“A oferta do curso FIC partiu da necessidade de capacitação de mão-de-obra das agroindústrias familiares, implantadas e em fase de implantação. A maioria das pessoas que trabalham nessas agroindústrias são agricultores ou filhos de agricultores familiares, jovens e adultos, que buscam uma oportunidade de emprego e renda, e que garantam sua permanência no meio rural, de forma digna”, ressalta o Coordenador do Projeto. 

Cacoal conta com uma população em torno de 78 mil habitantes e tem forte necessidade de desenvolver as agroindústrias familiares. O município tem 4.700 propriedades rurais, sendo que 85% são de agricultura familiar. 

Mais informações na Coordenação de Pesquisa e Extensão do Câmpus Cacoal pelo telefone (69) 3443-2445.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem