IKATENA, VAMOS CAÇAR ?."CURTAMAZÔNIA"

IKATENA, VAMOS CAÇAR ?."CURTAMAZÔNIA"


Atenção curumins, cunhatãs, caboclos e caboclas, estudantes das escolas públicas e privadas, universitários e comunidade em geral de Porto Velho/RO, preparem a pipoca e o guaraná que o Cinema é de graça no 1º Festival de Cinema Curta Amazônia.

Fazendo o resgate de filmes que fizeram e fazem história na Amazônia e em especial aqui em Rondônia, a Organização do Festival de Cinema Curta Amazônia e o CTAV/SAV/MINC, vem premiar a população de Porto Velho com mais uma produção confirmada para o dia 26 de maio a partir das 19:30 h no SESC Esplanada, é o filme “Ikatena, vamos caçar?”, do diretor Luiz Paulino dos Santos, 38 min, 1983, SEC/NEC/Funarte.

Um filme sobre a criança indígena com os curumins da Tribo Zoró, Parque Aripuanã-Rondônia e Mato Grosso, Região Amazônica Brasileira.

Retrata a iniciação dos meninos da tribo Zoró, na arte da caça. Narrativa de um dia de educação, pelo exemplo e aprendizado das artes, crenças, danças e lendas. A transmissão da cultura, de uma geração a outra, é feita através das histórias de Tiorép, o oráculo da aldeia.

Neste oráculo, o índio Tiorép narra para os mais jovens, o que é a vida e a história de seu povo, a Tribo dos índios Zorós.

“Suas tradições, seus costumes, suas artes, seus deuses, toda a sua cultura. Ele afirma que tem que está firme como a árvore na terra”, Tiorép – índio Zoró.

“...O passado é como a raiz profunda, e o presente é como um tronco sólido, e o futuro é como a folhagem de onde cairão as novas sementes de vida. Tudo brotando no seio da Terra”. Venha conferir essa produção que estará em cartaz no 1º Festival de Cinema Curta Amazônia, que será realizado de 25 à 29 de maio do corrente ano.

O BNDES apresenta o Festival de Cinema Curta Amazônia que está sendo patrocinado pela Eletrobrás - Eletrosul/Gov. Federal, FNC/SAV/MINC; e conta com os apoios culturais do CTAV/SAV/MINC, Secel/Governo de Rondônia, Fecomércio/RO, Maporé, Diário da Amazônia, SGC e Rede TV Rondônia; e apoios institucionais da ABD/RO e ABD Nacional, Iphan/RO, Site O Observador, Sinjor/RO e conta com o apoio da Imprensa Rondoniense e Nacional numa realização da Associação Curta Amazônia.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem