Presidente do TJRO destaca papel da advocacia em sessão de abertura do Conselho da OAB RO

Presidente do TJRO destaca papel da advocacia em sessão de abertura do Conselho da OAB RO


PORTO VELHO, RO - O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Alexandre Miguel, participou, nesta terça-feira, 6, da 500ª Sessão do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia. Conduzida pelo presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, a sessão reuniu conselheiros(as) da Ordem e representantes de órgãos do sistema de Justiça.

Ao compor a mesa de abertura, o desembargador destacou o papel essencial da advocacia como protagonista do sistema de justiça, ressaltando que não há Justiça efetiva sem uma advocacia forte, ética e tecnicamente preparada. “O Tribunal de Justiça de Rondônia vê a OAB como parceira estratégica na construção de um sistema de Justiça mais eficiente, acessível e humanizado. Nossa gestão está comprometida com o diálogo permanente, a escuta ativa e a construção conjunta de soluções. E espera reciprocidade. As portas do TJRO estão abertas — não apenas simbolicamente, mas operacionalmente — para que possamos enfrentar juntos os desafios da prestação jurisdicional em Rondônia”, declarou.



Ao abordar os desafios contemporâneos, Alexandre Miguel enfatizou a importância da transformação digital com humanização, lembrando que tecnologias como inteligência artificial, processos eletrônicos e audiências virtuais devem servir ao jurisdicionado e ampliar o acesso à Justiça. O presidente também destacou o compromisso com as prerrogativas e a dignidade profissional, tanto da advocacia quanto da magistratura. O presidente pontuou que o respeito às prerrogativas é dever constitucional e condição indispensável ao bom funcionamento da Justiça.

Durante a sessão, Alexandre Miguel também reforçou o compromisso do TJRO com a transparência, mencionando o índice de 98,38% de assertividade no Portal da Transparência, conforme avaliações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Atricon.

O presidente da OAB Rondônia destacou a relevância das instituições para o fortalecimento da Justiça. “O maior ativo da Justiça é a confiança. Sem confiança há apenas poder formal desconectado da sociedade”, refletiu o advogado. Ao agradecer a presença do chefe do Poder Judiciário à Sessão, também destacou a trajetória do desembargador no TJRO, marcada por atuação séria e técnica.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem