Polícia Civil orienta sobre o uso do SEI na Prefeitura de PVH

Polícia Civil orienta sobre o uso do SEI na Prefeitura de PVH


Servidores públicos receberam dicas sobre melhor utilização do Sistema Eletrônico de Informações

PORTO VELHO, RO - Com objetivo de reduzir o fluxo e consumo de papel na gestão da prefeitura de Porto Velho, servidores da Secretaria Municipal de Integração e Ação Social (Semias) participaram, na manhã desta quinta-feira (12), de um curso de capacitação para a operacionalização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Para a realização da capacitação, houve o apoio institucional da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PC/RO), responsável pela condução das aulas, em razão da ampla experiência de seus servidores no manuseio da ferramenta.

Servidores da Semias participaram de um curso de capacitação para a operacionalização do SEI

Desenvolvido no ano de 2009 para atender, inicialmente, os servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), o sistema SEI rapidamente passou a ser utilizado como referência na tramitação de processos administrativos no setor público, sendo atualmente adotado por órgãos em todo o país.

Para Clóvis Henrique, a ação trará benefícios diretos à população, que poderá contar com servidores mais capacitados e atendimento mais célere

Com a substituição do trâmite físico pelo sistema SEI, é possível gerar economia significativa aos cofres públicos, reduzindo gastos com papel, combustível, logística e outros custos operacionais. A expectativa é que, ao longo dos próximos anos, a Prefeitura de Porto Velho alcance economia de milhões de reais com a implantação definitiva do sistema.

De acordo com o gerente da Semias, Clóvis Henrique, além da Polícia Civil, a ação conta com a integração da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI) e trará benefícios diretos à população, que poderá contar com servidores mais capacitados e atendimento mais célere.

“No ano de 2025, o prefeito Léo Moraes determinou a substituição do papel pelo sistema SEI, e nossa intenção é qualificar todos os servidores da Semias, tanto os que atuam no perímetro urbano quanto os que residem nos distritos”, afirmou Clóvis Henrique.

Marcelo Silva disse que o SEI já faz parte da rotina diária da Polícia Civil

Para o diretor da Divisão Técnica do Departamento de Tecnologia da PC/RO, Marcelo Silva, o SEI já faz parte da rotina diária da Polícia Civil, o que garante maior domínio e expertise no uso da ferramenta.

“Essa parceria possibilita que a Polícia Civil compartilhe seu conhecimento com os servidores da prefeitura. Contamos com inspetores que possuem notório saber no sistema, que formam policiais e agora estão transmitindo essas técnicas com excelência”, destacou Marcelo Silva.

O curso é intensivo, com duração aproximada de duas horas, e segue até esta sexta-feira (13).

Texto: João Paulo Prudêncio
Imagens: Júnior Costa

Secretaria de Comunicação (Secom)


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem