OAB Rondônia acompanha nova fase da reforma tributária

OAB Rondônia acompanha nova fase da reforma tributária


Seccional seguirá acompanhando os efeitos da reforma tributária, atuando de forma institucional para assegurar condições justas e equilibradas ao exercício profissional. Foto do jornalista Marcelo Gladson/CADERNO DESTAQUE

PORTO VELHO, RO -
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) acompanha os desdobramentos da reforma tributária e destaca as conquistas institucionais obtidas pela OAB em âmbito nacional para proteger a advocacia no novo sistema de tributação sobre o consumo, implementado a partir da Emenda Constitucional nº 132/2023 e da Lei Complementar nº 214/2025.

Durante o processo legislativo, a OAB atuou de maneira técnica e articulada para evitar o aumento desproporcional da carga tributária sobre a advocacia e garantir segurança jurídica às sociedades de advogados. Uma das principais vitórias foi a preservação do Simples Nacional, regime que concentra a maior parte dos escritórios de pequeno porte no país e assegura tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, conforme previsto na Constituição Federal.

Outro avanço relevante foi a inclusão, na Lei Complementar nº 214/2025, de uma alíquota reduzida e até 30% em relação à alíquota-padrão para serviços prestados por profissionais regulamentados, como a advocacia. A medida protege sociedades que atuam fora do Simples Nacional e contribui para maior equilíbrio tributário em setores que não possuem ampla compensação de créditos fiscais.

No fim de 2025, diante da edição da Lei nº 15.270/2025, que restabeleceu a tributação do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos pagos por pessoas jurídicas, a OAB reagiu de forma imediata. A entidade ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.917/DF no Supremo Tribunal Federal, buscando afastar a aplicação da norma às sociedades optantes pelo Simples Nacional, por entender que a exigência viola princípios constitucionais como a capacidade contributiva, a isonomia e a vedação ao confisco.

Além da atuação no Congresso Nacional e no STF, a OAB também investiu em orientação e capacitação da advocacia. Em dezembro, a Escola Superior de Advocacia (ESA Nacional) promoveu o curso “Impactos da Reforma Tributária na Advocacia”, que reuniu milhares de profissionais de todo o país, oferecendo esclarecimentos práticos sobre as novas regras fiscais.

A OAB Rondônia seguirá acompanhando os efeitos da reforma tributária, atuando de forma institucional para assegurar condições justas e equilibradas ao exercício profissional.

Fonte: Ascom OAB/RO


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem