Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor


Participaram da reunião Ricardo, representante da Colônia de Pescadores Z-1 de Porto Velho; a Dra. Carol Dória, e a engenheira Raica Xavier, ambas do Ministério da Pesca; o Dr. Célio Lopes, advogado da Federação dos (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Porto Velho, RO -
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas voltadas ao fortalecimento da atividade no estado. O encontro foi conduzido pelo chefe de gabinete parlamentar, João Francisco (Doca), que representou o presidente da Casa, deputado Alex Redano (Republicanos).

Participaram da reunião Ricardo, representante da Colônia de Pescadores Z-1 de Porto Velho; a Dra. Carol Dória, e a engenheira Raica Xavier, ambas do Ministério da Pesca; o Dr. Célio Lopes, advogado da Federação dos Pescadores; e Marina Gomes, presidente da Federação dos Pescadores de Rondônia. A deputada estadual Rosângela Donadon (União Brasil) também participou do encontro.

Durante o diálogo, foram debatidos temas ligados ao desenvolvimento sustentável da pesca e ao aprimoramento das políticas públicas voltadas à categoria, com destaque para as tratativas sobre a superpopulação de pirarucus (Arapaima gigas) invasores nos rios do estado questão que tem mobilizado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Ministério da Pesca.

O encontro reforçou a importância da integração entre os órgãos e entidades que atuam na gestão pesqueira e ambiental, com o objetivo de alinhar estratégias e definir encaminhamentos conjuntos para o controle da espécie exótica e para o fortalecimento da pesca em Rondônia.

Ao final, o presidente da Casa reiterou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor e com o diálogo permanente junto aos representantes dos pescadores.

“A pesca é uma atividade essencial para muitas famílias rondonienses e precisa ser fortalecida com políticas públicas eficazes e sustentáveis. Nosso compromisso é trabalhar em conjunto com as entidades e os órgãos ambientais para garantir que o setor continue gerando emprego, renda e preservando nossos recursos naturais”, destacou o presidente Alex Redano.



Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem