TJRO aprimora "AssessorIA" para garantir segurança no uso de Inteligência Artificial

TJRO aprimora "AssessorIA" para garantir segurança no uso de Inteligência Artificial

TJRO aprimora "AssessorIA" para garantir segurança no uso de Inteligência Artificial

A captura de tela colorida mostra área de trabalho do assessorIA

Com foco em acompanhar a transformação digital do Judiciário e comprometido com a oferta de serviços cada vez mais ágeis e acessíveis para servidores, magistrados e à população, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) trabalha, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), para atualizar o sistema AssessorIA, a assistente de inteligência artificial (IA) generativa do TJRO.

Periodicamente, a equipe da STIC realiza treinamentos para servidores e magistrados, tirando dúvidas sobre o uso da ferramenta e garantindo maior qualidade nos conteúdos gerados pelo sistema. Durante essas capacitações, são destacadas recomendações para o uso responsável da IA, incluindo a obrigatoriedade de revisão do conteúdo gerado, o respeito à política de privacidade e a proibição de inserir dados sensíveis de processos ou informações pessoais em IAs comerciais que não estejam homologadas pelo TJRO.

AssessorIA foi desenvolvida para ajudar diariamente servidores e magistrados, tanto nas atividades administrativas, quanto nas judiciais. A ferramenta é capaz, por meio do chat de conversação, de responder perguntas, corrigir textos, interagir com o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e com o Módulo Gabinete.

As mais recentes atualizações de AssessorIA trouxeram melhorias em usabilidade, personalização e produtividade. Destaca-se uma interface ainda mais limpa e organizada, facilitando a comunicação entre usuários e sistema.

Agora, AssessorIA permite a personalização do chat conforme o perfil de trabalho de cada servidor, tornando o sistema mais adequado às necessidades individuais. Entre as funcionalidades inovadoras está a criação de especialistas virtuais, configurados pelo usuário por meio de comandos (conhecidos como prompts), para desempenhar funções específicas, como corrigir ortografia ou consultar jurisprudências. Atualmente, também é possível anexar múltiplos documentos à criação dos especialistas, assim como visualizar e editar prompts compartilhados por outros usuários.

Ética e segurança

No Poder Judiciário, o uso da inteligência artificial tem como objetivo principal garantir mais agilidade e qualidade aos serviços, sempre respeitando os princípios de ética, segurança e integridade dos dados. No TJRO, AssessorIA é constantemente atualizada, priorizando a segurança institucional e a melhor experiência de servidores e magistrados, para que eles cumpram a missão de promover Justiça à sociedade.

Para assegurar a utilização, o TJRO acompanha o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Resolução nº 615 de 11/03/2025, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento, utilização e governança de soluções desenvolvidas com recursos de inteligência artificial no Poder Judiciário.

Leia também:

TJRO está na corrida pelo Oscar do Judiciário com a inteligência artificial "AssessorIA"

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria

Fonte: TJ-ROlink original

Fonte: TJ - RO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem