Neste sábado tem apresentação do espetáculo de dança “Arreia” no Espaço Cujuba, em Porto Velho

Neste sábado tem apresentação do espetáculo de dança “Arreia” no Espaço Cujuba, em Porto Velho

Mais que espetáculo, “Arreia” é uma travessia, um canto de volta ao que nunca deixou de ser.

PORTO VELHO, RO -
O espetáculo de dança “Arreia”, criado pelas irmãs nordestinas Iara Campos e Íris Campos, com direção do Mestre Paulinho 7 Flexas, se debruça nas ritualidades e processos criativos decoloniais a partir do estudo do corpo brincador do Caboclinho 7 Flexas do Recife, agremiação que as artistas integram há 23 anos.

A montagem chega a Porto Velho de forma gratuita, neste sábado, 18 de outubro, com duas sessões abertas ao público geral e com acessibilidade em Libras. A primeira sessão acontece às 16h e a segunda às 19h, no Espaço Cujuba, localizado na Rua Prudente de Moraes, 2449, Centro, com capacidade para 50 pessoas por sessão.

As irmãstecem no corpo a história de uma tradição que pulsa resistência, espiritualidade e afeto. “Arreia” é dança-sonho, é corpo que brinca, é ritual em movimento. É também um gesto de retomada e reparação, ancorado nos saberes decoloniais e na força dos antepassados, para propor futuros possíveis.

O espetáculo mergulha na simbologia da Jurema Sagrada, nas relações com os mestres Zé Alfaiate e Paulinho 7 Flexas, e em tudo que se aprende com o chão, com o tempo e com os encantados. A cena é uma oferenda, um corpo que arreia para acessar memórias, transformar silêncios e afirmar existências.

Após uma temporada de oito apresentações no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, o espetáculo segue sua caminhada em direção ao Norte do país, com apresentações em Porto Velho (RO) e Belém (PA).

A circulação acontece com o incentivo do Funcultura – Fundo de Cultura do Estado de Pernambuco, fortalecendo o compromisso com a difusão de expressões artísticas que nascem da terra, da memória e da resistência.

Mais que espetáculo, “Arreia” é uma travessia, um canto de volta ao que nunca deixou de ser.

Fonte: Bruna de Paula/Assessoria
Foto: Assessoria

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem