

A Justiça de Rondônia participou, na semana passada, de um evento direcionado para a maratona de inovação com foco nos Juizados Especiais em Recife, o JespJam.
O evento, com o tema "(Re)construindo o Futuro em Redes" foi promovido pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (IDEIAS), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, tendo alcance nacional. Representaram o Tribunal de Justiça de Rondônia, o desembargador Paulo Kyiochi Mori, o juiz Guilherme Ribeiro Baldan e a servidora Annabel Silva Mendes.
Durante o evento, os participantes foram organizados em grupos para identificar e propor soluções inovadoras para os desafios enfrentados no dia a dia do Poder Judiciário. A maratona é um espaço de colaboração onde são desenvolvidos protótipos que visam aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, gerando melhorias concretas no atendimento e nos processos judiciais.

A categoria oralidade teve como vencedora a equipe composta pelo juiz Guilherme Ribeiro Baldan; e a categoria conciliação, a equipe composta pela servidora do TJRO, Annabel Silva. Os grupos vencedores foram premiados com 7500 reais.
O evento buscou compartilhar inovações e boas práticas, fomentar o uso de tecnologia e Inteligência Artificial (IA), desenvolver soluções mais acessíveis, inclusivas e eficientes para a justiça e, ainda, atingir um futuro mais conectado e transformador para a Justiça.
Participaram da JespJam 2025 servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário de todo o Brasil, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e da sociedade civil.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ-RO — link original
Fonte: TJ - RO