Mortes por bebida adulterada passam de 70 na Turquia, segundo agência

Mortes por bebida adulterada passam de 70 na Turquia, segundo agência

 País suspeita que óbitos foram causados por metanol, álcool tóxico utilizado na fabricação de plásticos e solventes


Turquia suspeita que mortes foram causadas por metanol, álcool tóxico utilizado na fabricação de plásticos e solventesReprodução/Fala Brasil

Porto Velho, RO - O número de mortes causadas pelo consumo de bebida alcoólica adulterada na Turquia neste ano já ultrapassa 70, segundo a agência de notícias France Presse (AFP).

Desde o início do ano, pelo menos 33 pessoas morreram e 20 foram internadas em estado grave em Ancara, capital do país, após ingerirem álcool adulterado, de acordo com as informações divulgadas pelas autoridades locais.

Em Istambul, o cenário é ainda mais alarmante. Ao menos 38 pessoas perderam a vida e 26 foram hospitalizadas somente no mês de janeiro. 23 dessas mortes foram registradas em um período de apenas 48 horas.

O governo turco suspeita que as fatalidades em Ancara tenham sido provocadas pelo consumo de bebidas adulteradas com metanol, um tipo de álcool altamente tóxico que é utilizado na fabricação de plásticos e solventes.

O governador Pasiva Shin disse nesta sexta-feira (7) que 13 suspeitos de comercializar álcool adulterado foram detidos, segundo a AFP. Mais de 100 toneladas de bebidas adulteradas foram apreendidas em Ancara e outras duas cidades.

Vendedores de álcool responsabilizam o governo pelas mortes, alegando que os altos impostos sobre bebidas alcoólicas incentivam a produção clandestina. O presidente Recep Tayyip Erdogan, um muçulmano devoto, já discursou diversas vezes contra o consumo de álcool e tabaco.

Em 2024, Istambul registrou 48 mortes pelo mesmo motivo. O problema também atinge outros países. Em junho do ano passado, foram 53 mortes na Índia. Seis morreram no Laos, no sudeste asiático, em novembro de 2024.

Fonte: R7

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem