Os trabalhos vencedores em cada categoria foram disponibilizados no site oficial do Festival, onde é possível conferir a lista completa dos destaques
Porto Velho, RO - O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), promovido pelo governo de Rondônia, consolidou-se como um marco no incentivo à arte e cultura escolar no estado. Instituído com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Lei Estadual Nº 4.239/2018, tem como objetivo promover talentos estudantis e fortalecer os laços culturais em Rondônia. O evento de 2024 foi marcado por uma expressiva participação popular, com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Mediação Tecnológica da Seduc, e com votação aberta ao público, entre os dias 2 e 4 de dezembro, por meio da plataforma oficial do Festival.
Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Diretoria-Geral de Educação (DGE) e da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Cefacee), o evento reforça a importância da valorização cultural no ambiente educacional. A edição deste ano bateu recordes, com mais de 21 mil votos computados, evidenciando o engajamento da comunidade. Além da votação popular, os trabalhos foram avaliados por uma curadoria especializada, a fim de garantir uma escolha justa e criteriosa.
VENCEDORES
A edição deste ano reafirmou o compromisso do Fera em promover não apenas a arte e a cultura, mas também o orgulho pela identidade brasileira, inspirando uma nova geração a valorizar suas raízes e contribuir para a continuidade desse legado. Para conferir os vencedores desta edição, basta clicar no link abaixo e conferir os ganhadores de cada categoria e seus respectivos segmentos: https://docs.google.com/document/d/1z3qiR8bxzIPaHCpLeZUpWgZyufdZKsbj/edit?usp=sharing&ouid=104115477644570999308&rtpof=true&sd=true
A edição deste ano bateu recordes, com mais de 21 mil votos computados
VITRINE ARTÍSTICA
A gerente de Arte e Cultura Escolar da Seduc, Sabrynne Sena destacou que, o tema escolhido para este ano foi “Brasilidade”, refletindo, sobretudo, a riqueza cultural do país. “Durante o evento, alunos de escolas estaduais apresentaram trabalhos que foram desde manifestações folclóricas e danças tradicionais até releituras contemporâneas da cultura brasileira, demonstrando criatividade e talento.”
Festival tornou-se uma vitrine para a expressão artística estudantil do estado
INTERAÇÃO CULTURAL
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini enfatizou que, a proposta do tema permitiu uma imersão em aspectos culturais regionais e nacionais, e promoveu uma interação entre as raízes locais de Rondônia e a herança cultural brasileira como um todo.
“O Fera 2024 destacou-se como uma iniciativa inovadora e interativa. Reuniu escolas estaduais e superintendências regionais de educação em uma celebração conjunta. A Gerência de Arte e Cultura Escolar, responsável pela execução do Festival, coordenou um evento que não só revelou novos talentos, mas também fortaleceu a integração entre alunos, professores e a sociedade”, frisou a secretária da Seduc.