Município realiza capacitação para profissionais de saúde sobre prevenção e manejo da tuberculose

Município realiza capacitação para profissionais de saúde sobre prevenção e manejo da tuberculose

Secretaria Municipal de Saúde oferece treinamento gratuito com inscrições abertas até esta quarta-feira, 13 de novembro


O treinamento ocorrerá no auditório do Cremero

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através da Coordenação do Programa de Controle da Tuberculose, está com inscrições abertas para a Capacitação Básica em Prevenção e Manejo da Tuberculose. O treinamento, direcionado a profissionais de saúde, ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), na av. dos Imigrantes, 3414, bairro Liberdade.

A capacitação, que visa fortalecer o combate à tuberculose na capital, será realizada em duas turmas, permitindo a participação de profissionais que atuam em diferentes turnos. A primeira turma acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, das 13h às 17h30, e a segunda turma nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 12h30. A presença em ambos os dias de cada turma é fundamental para completar o conteúdo do treinamento.

Profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), maternidades, Serviços de Assistência Especializada (SAE), além de hospitais e o sistema prisional, são o público-alvo do curso. As inscrições devem ser realizadas até esta quarta-feira, dia 13 de novembro de 2024, através de um link disponibilizado aos gestores de cada unidade.

Capacitação visa fortalecer o combate à tuberculose na capital

A capacitação abordará temas essenciais para o controle da tuberculose, como diagnóstico precoce, tratamento contínuo, estratégias de prevenção e as novas tecnologias disponíveis.

Segundo Nilda de Oliveira Barros, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose em Porto Velho, o treinamento é fundamental para o cumprimento das metas globais de combate à doença.

“Investir na capacitação dos profissionais de saúde é essencial para garantir um atendimento de qualidade e alcançar as metas de controle da tuberculose em Porto Velho”, afirmou.

A distribuição das vagas está organizada entre as unidades de saúde da capital, incluindo UBS, maternidades, UPA e o Centro de Referência do Programa de Tuberculose, totalizando 180 vagas.

Para mais informações, a Coordenação do Programa de Tuberculose está disponível pelo e-mail: tbsemusa.pvh@gmail.com.

A ação da Semusa integra os esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir as taxas globais de tuberculose, com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde para fortalecer a rede de saúde na prevenção e controle da tuberculose.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem