Bahia defende tabu de 16 anos contra o Juventude; veja números

Bahia defende tabu de 16 anos contra o Juventude; veja números

 Equipes voltarão a se enfrentar neste sábado (9), no Alfredo Jaconi, pelo Brasileirão


@Nuno Krause

Porto Velho, RO - O Bahia defende um tabu de 16 anos contra o Juventude, próximo adversário na Série A do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentarão no próximo sábado (9), às 19h (de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 33ª rodada da competição nacional.

A última derrota do Esquadrão de Aço para o time jaconero ocorreu em 25 de junho de 2008, por 4 a 1. O duelo valeu pela oitava rodada da Série B do Brasileiro daquele ano.

Desde então, foram cinco encontros entre os clubes, com dois empates e quatro vitórias tricolores. A mais recente foi em 27 de julho de 2024, por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 14ª rodada do Brasileirão.

Retrospecto geral

Apesar da vantagem recente do Tricolor, o retrospecto entre os adversários do próximo sábado é bem equilibrado. De acordo com dados do site oGol, Bahia e Juventude se enfrentaram 17 vezes na história, com cinco triunfos baianos, sete empates e cinco vitórias gaúchas.

CBF define datas das janelas de transferências para 2025 com novidade para o Mundial

O detalhe é que todos os triunfos do Ju sobre o Esquadrão ocorreram dentro do Alfredo Jaconi. Foram 10 partidas no local, e o Bahia venceu apenas uma vez – as outras quatro terminaram empatadas.

Duelo de opostos?

No Brasileirão de 2024, as equipes brigam por objetivos opostos. Enquanto o Tricolor (7º colocado, com 46 pontos) está em busca de uma classificação para a Libertadores do ano que vem, o Jaconero (18º, com 34 pontos) tenta se livrar da zona de rebaixamento.

Segundo dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Esquadrão tem apenas 2,7% de chances de terminar o Brasileiro no G6. No entanto, é muito provável que mais uma vaga para o torneio continental seja aberta na competição.

Já o Juventude aparece com 61,9% de probabilidade de cair para a Segunda Divisão. Apenas Atlético-GO (99,7%) e Cuiabá (98,2%) vivem situações mais delicadas.

Retrospecto recente entre Bahia e Juventude

* Bahia 2 x 0 Juventude – Série A de 2024

* Juventude 0 x 0 Bahia – Série A de 2021

* Bahia 1 x 0 Juventude – Série A de 2021

* Juventude 0 x 1 Bahia – Série B de 2009

* Bahia 2 x 2 Juventude – Série B de 2009

* Bahia 1 x 0 Juventude – Série B de 2008

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem