Prazo chega ao fim sem que Ministério da Educação divulgue resultados de alfabetização

Prazo chega ao fim sem que Ministério da Educação divulgue resultados de alfabetização

'Nos preocupa que uma possível divergência nos indicadores do Saeb e do Criança Alfabetizada tenha sido a causa de não terem liberado esses dados', alerta especialista

O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, durante conferência de educação — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo/30-01-2024

Porto Velho, Rondônia - O Ministério da Educação (MEC) não divulgou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que mediram a aprendizagem das crianças do 2º ano do ensino fundamental. É nesta etapa escolar que elas estão sendo ensinadas a ler e a escrever. De acordo com uma portaria do MEC, o resultado deveria ser divulgado nesta quarta-feira. Neste dia, o MEC divulgou o Saeb do ensino fundamental e médio.

Em maio, o ministério anunciou dados sobre a alfabetização de crianças dessa etapa escolar realizados pelo programa Criança Alfabetiza, que usou metodologia aplicada pela primeira vez para testar a eficácia do ensino.

— Nos preocupa que uma possível divergência nos indicadores do Saeb e do Criança Alfabetizada tenha sido a causa de não terem divulgados esses dados — alertou Corrêa.

Na entrevista, o ministro não tratou dessa hipótese. Mas salientou que as metodologias das duas pesquisas são diferentes.

— Definimos que a avaliação do Criança Alfabetizada será censitária e anual. Foi uma construção pactuada com os governadores, com metas para a alfabetização. Isso não impede que o Inep possa divulgar os dados do Saeb, que são censitários. Mas são metodologias diferentes — afirmou.

Santana acrescentou que o Inep trabalha para a criação de um novo Ideb. Um grupo de especialistas foi formado para discutir possíveis mudanças de metodologia, no cálculo da nota e também o estabelecimento de novas metas. Esse foi o primeiro ano desde 2007 em que as redes não tinham um objetivo estabelecido. Também por isso, o ministério optou por utilizar a meta criada para o ano de 2021 como parâmetro.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem