Por onde sai o gol: raio-x mostra como o Flamengo pode aproveitar pontos fracos do Bolívar na Libertadores

Por onde sai o gol: raio-x mostra como o Flamengo pode aproveitar pontos fracos do Bolívar na Libertadores

Rubro-Negro recebe o time boliviano nesta quinta-feira no Maracanã

Flamengo e Bolívar na fase de grupos da Libertadores 2024 — Foto: Alexandre Cassiano/O Globo

Porto Velho, Rondônia - A fase de mata-mata da Libertadores começa nesta quinta-feira para o Flamengo. No Maracanã, o rubro-negro reencontra um conhecido recente para duelar por uma vaga nas quartas de final da competição. Às 21h30, o Fla recebe o Bolívar no jogo de ida das oitavas de final da maior competição de clubes do continente.

Curiosamente, Flamengo e Bolívar estavam juntos na fase de grupos - integrando o Grupo E. O time boliviano terminou na primeira colocação, com 13 pontos, enquanto o rubro-negro se classificou na segunda posição, com 10. Nos dois jogos entre as equipes, uma vitória para cada. Em La Paz, o Bolívar venceu por 2 a 1, enquanto no Rio de Janeiro, o Flamengo goleou por 4 a 0.

Por ter encerrado a fase de grupos na primeira colocação, o Bolívar terá a chance de decidir a classificação em casa, no jogo de volta. Por isso, o Flamengo precisa fazer um bom resultado na noite desta quinta, no Maracanã, para conseguir uma vantagem de olho no jogo em La Paz. Logo, o Flamengo pode, também, aproveitar os pontos fracos do time boliviano para encontrar o caminho dos gols. O GLOBO analisou os 29 gols sofridos pelo Bolívar na temporada e encontrou pontos fracos que podem servir de auxílio para o rubro-negro conquistar um resultado confortável para o jogo da volta.
 
Veja:

Por onde sai o gol: veja o raio-x de onde saíram os gols sofridos pelo Bolívar — Foto: Editoria de Arte

O principal ponto fraco do time boliviano em 2024 tem sido a bola aérea. Curiosamente, no jogo do Maracanã da fase de grupos, o Flamengo marcou dois dos quatro gols oriundos de cruzamentos na área. Logo, o time rubro-negro tem experiência em saber aproveitar a vulnerabilidade defensiva do Bolívar. Dos 28 gols sofridos pelo time em 2024, 42,86% foram em jogada de bola aérea - seja cruzamentos, escanteios, laterais para área, etc.

O primeiro tempo de jogo também pode ser um ponto a ser observado pelo ataque rubro-negro na noite desta quinta. No jogo do dia 15 de maio, foram três gols marcados pelo Flamengo nos primeiros 45 minutos de jogo. Na temporada até aqui, o Bolívar sofreu mais da metade dos gols na etapa inicial de suas partidas - 53,57%.

Já o setor em que o Bolívar mais tem dificuldades para neutralizar é a zona central do sistema defensivo. Foram 11 gols sofridos em finalizações realizadas no meio da área de defesa, totalizando 39,29% dos gols da temporada.

Flamengo e Bolívar medem forças nesta quinta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Quem avançar deste confronto enfrenta o vencedor do duelo entre Peñarol-URU e The Strongest-BOL nas quartas de final.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem