Quatro trabalhadores são resgatados após semanas presos sem comunicação em uma salina na Argentina

Quatro trabalhadores são resgatados após semanas presos sem comunicação em uma salina na Argentina

Os afetados passaram semanas em um espaço adaptado sobre uma estepe; quase dois metros de neve cobriam a área

Porto Velho, Rondônia - Quatro personas que trabalham em uma salina foram resgatadas neste domingo por um helicóptero do Exército Argentino, depois que o pai de um dos jovens alertou o Comitê de Operações de Emergência (COE) devido à falta de comunicação com seu filho e seus colegas. Os homens estavam alojados em um container adaptado.

Luis Alexandro Godoy, 29 anos; Juan Miranda, 24 anos; Víctor Osvaldo López, 22 anos; e Gaulo de María, 62 anos, foram resgatados hoje do posto onde estavam trabalhando na estância Dos Lagunas, onde funciona a Salina Berrini, localizada a 60 quilômetros da Rota 3, perto de Lemarchand. Dois deles foram encontrados em estado de saúde precário.

Helicóptero do exército argentino — Foto: Reprodução

Devido às condições climáticas extremas que impediam a comunicação, Andrés Miranda, pai de um dos trabalhadores na estepa, alertou o COE, que ativou o dispositivo de resgate realizado esta manhã. Em algumas áreas do campo, havia quase dois metros de neve, tornando o acesso possível apenas com a assistência de um helicóptero.

— Este operativo foi realizado porque o senhor Miranda estava sem comunicação com seu filho há semanas e também porque sabia que eles haviam ficado sem gás; essa era a urgência — explicou Sandra Gordillo, subsecretária de Proteção Civil e membro do COE responsável pela coordenação dos resgates durante a emergência climática que afeta Santa Cruz há semanas.

— Tentamos acessar com máquinas, mas foi impossível devido aos locais com quase dois metros de neve. Dois dos indivíduos estavam afetados pelo frio e em estado muito precário de saúde. Após o resgate, foram prontamente atendidos por pessoal médico — afirmou Gordillo à LA NACION.

Segundo relato dos resgatados, eles haviam ido até o núcleo da estância Dos Lagunas para verificar se podiam sair do local, mas não conseguiram, então retornaram ao posto para aguardar o resgate.

Um operativo semelhante foi realizado à tarde na região norte da província, onde dois trabalhadores da Minera Los Pingüinos foram evacuados por helicóptero do Exército da meseta do Deseado para Puerto Deseado, em bom estado de saúde.

Operação em Santa Cruz — Foto: Reprodução

Operações de resgate devido às condições extremas também foram realizadas em Puerto Deseado, onde a seção de Operações Rurais da polícia provincial percorreu um total de 340 quilômetros hoje para fornecer suprimentos essenciais, alimentos, botijões de gás e medicamentos a dois peões rurais que estavam na estância Bahía Laura.

Os resgatados, Carlos Iván Rodríguez, 28 anos, e Juan Guillermo Rodríguez, 26 anos, "ambos os trabalhadores receberam com gratidão os suprimentos que lhes permitirão continuar suas atividades diárias em condições mais seguras e confortáveis", conforme detalhado no comunicado policial.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem