Microsoft diz que causa da pane foi consertada, mas 365 apps ainda são impactados

Microsoft diz que causa da pane foi consertada, mas 365 apps ainda são impactados

Defeito em atualização para servidor Windows foi a razão do problema, diz CrowdStrike, empresa responsável por plataforma usada pela Microsoft em que foi identificada a falha

Porto Velho, Rondônia - A Microsoft disse que a causa da pane global, que afetou de aeroportos a bancos e Bolsas de valores, foi consertada, mas que 365 aplicativos da companhia ainda são impactados. Mais cedo, a empresa havia emitido comunicado informando que todos seus serviços haviam sido afetados após uma falha no sistema da Azure, sua plataforma de computação em nuvem.

O que é a Azure?

A Azure usa uma ferramenta de segurança chamada Falcon, da empresa de cibersegurança CrowdStrike, que serve para detectar e monitorar possíveis invasões (ações hackers). Uma falha nesse sistema é que está por trás da pane global.

O que causou o apagão cibernético global?

De acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurz, o problema ocorreu por causa de um "defeito na atualização de conteúdo" da Falcon, e não de um ataque cibernético. Essa falha ocorreu em uma atualização para servidores Windows.

Microsoft foi afetada pelo apagão cibernético

Por isso, a Microsoft foi afetada e boa parte das empresas que usam os seus aplicativos foi atingida. Servidores Mac e Linux não foram impactados.

"Crowdstrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados. Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento", disse em uma rede social.

As primeiras falhas surgiram nos EUA na noite de quinta-feira. De acordo com o New York Times, a Microsoft informou na página de status do Azure que o problema começou às 17h56 (18h56 no Brasil).

A falha de TI paralisou negócios em todo o mundo, especialmente na Europa, nos EUA e na Austrália. Voos foram cancelados, transmissões de TV foram interrompidas e até marcação de consultas médicas foi impactadas. Bancos e Bolsas de valores também tiveram atividades comprometidas.

Como o apagão cibernético afetou o Brasil?

No Brasil, aplicativos de bancos apresentam instabilidade. As companhia aéreas Gol, Azul e Latam disseram que seus sistemas não foram atingidos. Mas é possível que atrasos possam ocorrer, devido a conexões em rotas internacionais. Assim, estão dando orientações sobre o que fazer aos passageiros com viagens programadas.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem