Prefeitura de Pelotas reforça apelo para que moradores de áreas de risco deixem imediatamente as casas

Prefeitura de Pelotas reforça apelo para que moradores de áreas de risco deixem imediatamente as casas

O alerta é válido principalmente para os bairros Valverde e Santo Antônio, locais em que a água está subindo com maior velocidade

Porto Velho, Rondônia - A prefeitura de Pelotas reforçou a necessidade de evacuação das áreas com risco de inundação no município, principalmente nos bairros Valverde e Santo Antônio, locais em que a água está subindo com maior velocidade. A orientação é para que os moradores destes locais deixem as residências imediatamente e busquem locais seguros.

"Localidades dos dois balneários devem evacuar imediatamente! As águas já estão subindo! Não esperem! O ponto de encontro para quem não puder sair do bairro por conta própria é na Kitijolo, na Av. Rio Grande do Sul, 1455", informou a prefeitura.

Em Pelotas, cerca de 100 mil pessoas moram em zonas de risco para alagamento e estão recebendo ajuda do Exército para sair de casa. Nesta quinta-feira, as prefeituras de Pelotas e Rio Grande afirmaram que as águas da Lagoa dos Patos já estão quase 1 metro acima do nível normal.

A medição das 7h desta sexta-feira do canal São Gonçalo indica que o nível estava em 2m70cm, sete centímetros acima do registrado às 23h de quinta. No mesmo horário, o nível da Lagoa dos Patos estava em 2m20cm, apontando uma redução de quatro centímetros em relação à noite de ontem. A prefeitura esclarece que estes números mostram que a cidade já está em estado de inundação em partes mais baixas.

Inundação atinge outros bairros

Desde terça-feira (7), a prefeitura pede para que residentes dos balneários do Laranjal e de áreas próximas do canal São Gonçalo sejam evacuados, pelo risco de enchentes e alertas de tempestades. Entre as áreas, estão os bairros Navegantes, Fátima e a costa do Arroio Pelotas.

Por estarem localizadas no entorno da Lagoa dos Patos, Pelotas e Rio Grande estão em alerta máximo porque a onda de cheia do Rio Guaíba já começou a entrar. Lá, a inundação deve durar cerca de 20 dias, segundo estimativas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Serviço Geológico Brasileiro (SGB).

Abrigos em Pelotas
  • Salão paroquial João Paulo 2º, Colônia Z3
  • Escola Estadual Edmar Fetter, na Rua Cinco, 100, Laranjal
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF), na Rua Luís de Camões, 625, Tres Vendas
  • Ginásio da antiga AABB, agora da UFPel, na rua Alberto Rosa, 580, Centro - (não está recebendo mais acolhidos)
  • Terezinha Futebol Clube, R. Santo Antônio, 86 - Três Vendas
Abrigos em Rio Grande
  • Esporte Clube Camponês - Arraial
  • Ginásio do Lemos Junior (Centro)
  • Ginásio Wanda Rocha (Cassino)
  • Escola João de Oliveira Martins (Castelo Branco)
  • EMEI Vila da Quinta
  • Abrigo Fábrica de Cordas - Direcionado exclusivamente a pessoas ou famílias atípicas. Coordenado pelo COMDES & Coord dos Direitos das Pessoas com Deficiência (contatos: 53 9950-4546 / 53 9168-1815)
  • EMEF Frederico Ernesto Bucholz (Bucholz)
  • Quiterense (Quitéria)

Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem