Por onde sai o gol: raio-x mostra como Real e Bayern podem aproveitar falhas defensivas na semifinal da Champions

Por onde sai o gol: raio-x mostra como Real e Bayern podem aproveitar falhas defensivas na semifinal da Champions

Levantamento mostra quais são os pontos fracos de cada equipe desta semifinal

Depois de um grande confronto de ida na semifinal, com um empate em 2 a 2 na Allianz Arena, Real Madrid e Bayern de Munique entram em campo novamente nesta quarta-feira, pelo jogo de volta, no Santiago Bernabéu, na capital espanhola, para decidir quem será o adversário do Borussia Dortmund na grande decisão da Champions League, em Wembley, no próximo dia 1º de maio.

Na primeira parte do confronto, o Real Madrid saiu na frente do placar, mas acabou levando a virada no início da etapa final. No entanto, Vini Jr novamente apareceu para salvar o dia e deixar o clube espanhol ainda mais vivo na busca pelo 15º título. Mas como o Real Madrid pode aproveitar, além do fator casa, para conseguir a classificação para mais uma final de Champions?

O GLOBO analisou todos os 57 gols sofridos pelo Bayern de Munique na atual temporada, e detectou alguns pontos fracos da equipe de Thomas Tuchel que podem ser muito bem aproveitados pelo clube espanhol no jogo de volta, nesta quarta.

Infográfico: todos os gols sofridos pelo Bayern em 2023/2024 — Foto: Editoria de Arte

O segundo tempo é período de jogo em que o Bayern de Thomas Tuchel mais sofre gols. Dos 57 gols levados pela equipe, 56,14% foram sofridos na etapa final de partida. E os últimos 15 minutos - mais acréscimos - são um verdadeiro pandemônio para os bávaros. 31,58% dos gols sofridos foram a partir dos 31 minutos do segundo tempo, o que mostra que a pressão final sobre a defesa alemã pode surtir efeito. No jogo de ida, o empate do Real Madrid surgiu justamente aos 38 minutos do segundo tempo, com gol de pênalti de Vini Jr.

A zona central da área defensiva também é um local onde o Bayern tem problemas. Um terço dos gols sofridos pela equipe saíram pelo miolo de zaga. Curiosamente, o primeiro gol do Real Madrid na Allianz Arena saiu em um passe de Toni Kroos entre os dois zagueiros, onde Vini Jr finalizou no meio da área e abriu o placar.

A média de gols sofridos pela equipe também é um fator a ser destacado de forma negativa. O Bayern normalmente é um time que nada de braçada no Campeonato Alemão, e também na Champions, onde costuma sempre chegar longe no mata-mata. No entanto, essa temporada tem sido de questionamentos no quesito 'defesa', já que a equipe tem média de mais de um gol sofrido por partida (1,23). Na Champions, o Bayern tem média de um gol sofrido por jogo.

Os pontos fracos do Real Madrid

Se por um lado o Bayern tem alguns aspectos negativos a serem destacados em seu jogo, o Real Madrid também apresenta algumas vulnerabilidades que podem ser aproveitadas pelo time alemão neste jogo de volta da semifinal para alcançar a grande decisão.

Nesta temporada, o Real Madrid tem média de quase um gol sofrido por jogo (0,91), e tem um ponto que o Bayern, se quiser chegar na final, tem que aproveitar como principal ponto fraco do time de Ancelotti.

Infográfico: os gols sofridos pelo Real Madrid na temporada — Foto: Editoria de Arte

Apesar de ser um time que, costumeiramente, pressiona seus adversários, o Real Madrid tem sofrido bastante nos primeiros minutos de suas partidas. Dos 45 gols que a equipe levou nesta temporada, 24,44% foram sofridos nos primeiros 15 minutos de jogo.

A bola aérea também pode ser um fator preocupante para a defesa do Real Madrid, principalmente quando o Bayern de Munique conta com um atacante do calibre de Harry Kane. 31,11% dos gols sofridos pelo time de Ancelotti foram em jogadas de cruzamento/escanteios.

A Champions também tem sido um momento de tensão para a defesa do Real Madrid. Em 11 jogos na competição nesta temporada, o Real cedeu 14 gols, ou seja, uma média superior a gol sofrido (1,27) por jogo pela equipe.

Tudo sobre Real Madrid x Bayern

O duelo desta quarta-feira vai definir quem fará a grande decisão da Champions League 23/24. O Borussia Dortmund superou o Paris Saint-Germain na primeira semifinal e espera, de camarote, para saber quem será o adversário em Wembley, no próximo dia 1º de junho, na final.

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, fez uma pequena análise do confronto e afirmou que a equipe alemã foi superior no jogo de ida, em Munique, na última semana.

- Somos o Real Madrid. A equipe trabalhou muito bem nesta temporada. Real e Bayern são muito parecidos. Respeitamos muito o Bayern. Eles foram melhores do que nós no primeiro jogo. Precisamos dar o nosso melhor. Temos uma chance de jogar em outra final - disse Ancelotti.

Por outro lado, Thomas Tuchel acredita que o jogo desta quarta será uma partida de 'diferentes fases', em que as duas equipes terão que ser eficientes para garantir um bom resultado e, de quebra, a classificação para a final, em Wembley.

- Eu acho que poderia ser um jogo de nuances, com diferentes fases. Ambas as equipes também terão que suportar algum sofrimento às vezes. Ambas as equipes também são extremamente fortes em manter a posse de bola. Ambas as equipes são muito fortes em jogadas de transição rápida. Eu acho que será um jogo muito complexo, com diferentes fases. Nas fases em que você tem o momento a seu favor, você precisa de sorte e ser eficiente.

Real Madrid e Bayern definem o segundo finalista da Champions League nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu. O duelo terá transmissão na TV por assinatura pelo canal TNT, e via streaming no Max.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem