Presos de Nova York entram na Justiça para assistir ao eclipse solar após ordem de bloqueio em presídios

Presos de Nova York entram na Justiça para assistir ao eclipse solar após ordem de bloqueio em presídios

Segundo os presidiários, o eclipse solar é um fenômeno natural raro com "grande significado religioso para muitos"

O aguardado eclipse solar total, previsto para o dia 8 de abril na América do Norte, também mobilizou presidiários do estado de Nova York. Os criminosos estão processando o departamento correcional devido à decisão de trancar as prisões durante o eclipse solar total da próxima segunda-feira.

O processo afirma que o bloqueio viola os direitos constitucionais dos detentos de praticar suas religiões, impedindo-os de participar de um evento religiosamente significativo. Segundo o New York Post, os autores são seis homens com diferentes origens religiosas que estão encarcerados na Woodbourne Correctional Facility.

"Um eclipse solar é um fenômeno natural raro com grande significado religioso para muitos", diz o documento. Os presos afirmam que passagens da Bíblia descrevem um fenômeno semelhante a um eclipse durante a crucificação de Jesus, enquanto obras islâmicas sagradas descrevem um evento semelhante quando o filho do Profeta Muhammad morreu.

O evento celestial, que foi visto pela última vez nos EUA em 2017 e não será visto no país novamente até 2044, "justifica a reunião, celebração, adoração e oração", diz a reclamação.

O processo ainda cita que um dos autores recebeu permissão especial no mês passado para ver o eclipse usando óculos fornecidos pelo estado, mas isso foi antes do bloqueio em todo o sistema ser emitido. Quatro dos outros autores buscaram permissão posteriormente, mas foram negados por autoridades que determinaram que o eclipse solar não está listado como um dia santo para suas religiões, afirma o processo.

Posso assistir mesmo no Brasil?

A NASA permitirá acompanhamento através das redes sociais e canais oficiais. O eclipse solar total começará no Oceano Pacífico Sul e cruzará a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá. O evento começará na costa do Pacífico do México por volta das 16h07 — horário de Brasília —, antes de entrar nos EUA, no Texas.

De lá, passará por Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine. Segundo a Nasa, pequenas partes do Tennessee e Michigan também sofrerão o eclipse solar total.

Então, o fenômeno seguirá para o Canadá, através do sul de Ontário, e continuará por Quebec, New Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Cape Breton. A previsão é que o eclipse saia da América do Norte, na costa atlântica de Newfoundland, Canadá, às 17h46 — horário de Brasília.

Na Europa, o Reino Unido e a Irlanda não verão a totalidade do eclipse. O evento só será visível ema algumas áreas quando o sol se pôr. Quem estiver no País de Gales, na Escócia, e noroeste e sudoeste da Inglaterra terá mais sorte. Enquanto isso, toda a Irlanda do Norte e a República da Irlanda verão o eclipse parcial

Esse eclipse demorará 20 anos para se repetir, sendo visto apenas novamente em 2044.

À medida que o sol se põe, o eclipse parcial aparecerá nessas regiões aproximadamente às 21h54 — horário de Brasília. O próximo eclipse total na Europa ocorrerá em 12 de agosto de 2026 na Groenlândia, Islândia e norte da Espanha.

Como assistir?

A NASA recomenda que, para assistir ao fenômeno, é preciso olhar através de óculos de visualização solar seguros — óculos de eclipse— ou de um visualizador solar portátil seguro. Além disso, é possível optar por um método de visualização indireta, como um projetor pinhole.​

Os óculos utilizados no cotidiano, por mais escuros que sejam, não são seguros para ver o sol. Os de eclipse não são óculos de sol normais. A NASA não aprova nenhuma marca específica de visualizadores solares.

Caso o objeto de visualização esteja rasgado, arranhado ou danificado de outra forma, o ideal é descartar o dispositivo. A NASA também aconselha usar visualizadores portáteis com câmeras, binóculos ou telescópios, pois requer diferentes tipos de filtros solares.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem