Bandeira vermelha na largada, domínio da Red Bull, duelo tático de pneus: saiba o que aconteceu no GP do Japão

Bandeira vermelha na largada, domínio da Red Bull, duelo tático de pneus: saiba o que aconteceu no GP do Japão

Sem ser ameaçado, Max Verstappen venceu neste domingo e teve companheiro de equipe, Sergio Pérez em segundo

Sem ser ameaçado na liderança, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, liderando uma dobradinha da Red Bull no Circuito de Suzuka, com Sergio Pérez na segunda posição. Nas três corridas da temporada que contaram com as presenças de Verstappen e Pérez, a Red Bull assegurou dobradinhas com tranquilidade.

O holandês também venceu no GP do Bahrein e no GP da Arábia Saudita em 2024. No GP da Austrália, ele foi obrigado a abandonar, após um problema no freio. Ou seja: nas provas que foi à pista, venceu, mostrando que, , livre de problemas, é imbatível. Foi a 57ª vitória do neerlandês na categoria.

Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio. Ele foi seguido pelo companheiro Charles Leclerc, que conquistou quatro posições durante a prova para terminar em quarto. Os carros da Red Bull abriram 20s em relação ao terceiro colocado.

Isso foi resultado direto de uma variedade de escolhas de compostos de pneus e estratégias, que só ficou acentuada depois de uma bandeira vermelha logo depois da largada. Mesmo dentro dos oito primeiros no grid, a corrida tinha pilotos com três compostos diferentes, algo incomum.

Verstappen destacou que o desgaste dos pneus, um dos fatores fundamentais no GP do Japão, pôde ser melhor controlado graças a um clima mais ameno, com o sol entre as nuvens:

— Foi muito legal voltar a vencer. Foi difícil manter a primeira posição na largada. O carro melhorou ao longo da corrida; o céu encoberto por nuvens ajudou em relação ao desgaste dos pneus. Tudo funcionou: o carro, a estratégia, os pneus — disse o campeão.

O acidente logo após a largada entre Daniel Ricciardo e Alexander Albon transformou a corrida em Suzuka num jogo tático para ver quem seria ‘o melhor do resto’. Isso porque a Red Bull confirmou a soberania na técnica pista japonesa e apenas administrou a dobradinha até a bandeirada. O acidente aconteceu na curva 3: Ricciardo, da Racing Bulls, e Albon, da Williams, brigavam pela 11ª posição e bateram na barreira de proteção de pneus.

Bandeira vermelha antes do fim da primeira volta. Com os dois carros parados na brita, muito próximos à pista, a corrida foi paralisada por pouco mais de 30 minutos. Os pilotos voltaram para os boxes antes da relargada.

Com a vitória, Verstappen voltou a abrir vantagem na liderança do Campeonato Mundial, agora com 77 pontos. Sergio Pérez, companheiro de equipe do holandês, retomou o segundo lugar, agora com 64 pontos.

Charles Leclerc, da Ferrari, que chegou ao Japão na segunda posição, perdeu uma posição, e agora é o terceiro, com 59 pontos, seguido de perto pelo companheiro Carlos Sainz, que soma 55 pontos.

A próxima corrida é o GP da China, no Circuito Internacional de Xangai, marcada para o dia 21 de abril (domingo), às 4h (de Brasília).


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem