Escolha do Museu do Holocausto para reunião com embaixador reduz chance de Lula se retratar com Israel, avaliam auxiliares

Escolha do Museu do Holocausto para reunião com embaixador reduz chance de Lula se retratar com Israel, avaliam auxiliares

Definição do local foi considerada fora do protocolo da diplomacia e causou irritação

A convocação do embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, para uma reunião no Museu do Holocausto reduziu ainda mais a possibilidade, que já era remota, de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se retratar pela comparação que fez, no domingo, entre a morte de milhares de palestinos na Faixa de Gaza com o Holocausto promovido pela Alemanha nazista, na Segunda Guerra Mundial. O local escolhido para o encontro foi considerado uma quebra de protocolo inusitada na diplomacia mundial.

Interlocutores do governo ouvidos pelo GLOBO chamaram a reunião no museu de "circo". Também afirmaram que o incidente diplomático caiu como uma luva para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O premier israelense já enfrentava uma crise de popularidade em seu país antes mesmo do início do conflito com o grupo palestino Hamas.

Momentos antes de deixar a Etiópia, em entrevista coletiva, Lula comparou as mortes de palestinos em Gaza à matança de judeus na Alemanha nazista de Adolf Hitler. Pouco depois, o governo de Israel anunciou que iria repreender o embaixador brasileiro em Tel Aviv. Netanyahu disse que “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves”.

Nesta segunda-feira, o presidente Lula foi considerado persona non grata de Israel, até que peça desculpas por suas declarações. Ao mesmo tempo, após a reunião com o embaixador brasileiro, o chanceler israelense, Israel Kantz, escreveu em uma rede social que o museu é "o lugar que testemunha mais do que qualquer outra coisa o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família".


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem