'Perigoso' chefe da máfia italiana que fugiu da cadeia com corda de lençóis é preso na França; vídeo

'Perigoso' chefe da máfia italiana que fugiu da cadeia com corda de lençóis é preso na França; vídeo

Braço direito de Marco Raduano também foi detido, no sul da Espanha

Marco Raduano, líder de um um grupo mafioso italiano, descrito como "perigoso" de acordo com a lista da Europol das pessoas mais procuradas da Europa, foi preso nesta quinta-feira (1º) na ilha francesa da Córsega, informaram as autoridades locais nesta sexta-feira (2).

Raduano, de 40 anos, é o líder da "Società Foggiana", grupo mafioso ativo na província italiana de Foggia, em Apúlia, no sul. Seu braço direito, Gianluigi Troiana, foi preso em Otura, perto de Granada, no sul da Espanha, segundo comunicado da polícia.

A detenção destes dois “fugitivos perigosos” representa “um novo retrocesso do crime”, afirmou o ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, na rede X (antigo Twitter).

Em fevereiro do ano passado, Raduano protagonizou uma fuga cinematográfica de um presídio da ilha da Sardenha, na Itália. Ele escapou da penitenciária de Badu'e Carros em plena luz do dia após descer dois andares de muro com auxílio de uma corda feita com lençóis.

A Agência Europeia de Cooperação Policial (Europol) também especificou que Raduano estava “no topo” da sua organização criminosa e tinha “um papel de promotor, organizador e assassino implacável” do grupo mafioso. Troiano também estava desaparecido desde 2021, após fugir da prisão domiciliar, regime no qual cumpria pena de nove anos e dois meses.

Menos sofisticada que a 'Ndrangheta da Calábria, a Camorra de Nápoles e a Cosa Nostra da Sicília, a Foggia, também conhecida como "a quarta máfia", é considerada uma das mais violentas do país.

A fuga de Raduano foi registrada por uma câmera de segurança. As imagens mostram o mafioso usando moletom e descendo agarrado à corda de lençóis. Ele então se joga no gramado e corre para longe da penitenciária.

Raduano cumpria pena de 18 anos de reclusão por tráfico de drogas. Ele é apontado como um dos chefes do Sacra Corona Unita, uma máfia que atua na região de Apúlia, no sul de Itália. Contra o mafioso também pesam acusações de homicídio e posse ilegal de armas.

De acordo com a agência Ansa, a segurança do presídio percebeu a falta de Raduano cerca de duas horas após a fuga, quando ele não regressou à cela. Antes, o mafioso estava na na biblioteca da prisão.

As autoridades italianas admitiram que a fuga ocorreu devido à "falta de pessoal" após um corte de despesas, segundo o The Independent.

As autoridades locais alertaram, na época, que Raduano era perigoso e orientaram a população a não se aproximar dele e ligar imediatamente aos contatos de emergência caso ele fosse visto.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem