Carnaval 2024: festa deve ser acompanhada de chuva e calor no Sudeste

Carnaval 2024: festa deve ser acompanhada de chuva e calor no Sudeste

Precipitação deve se concentrar na parte da tarde

O Carnaval deve ser de chuva em boa parte do Sul e Sudeste, segundo indicam os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar disso, a temperatura deve continuar elevada.

— As chuvas serão mais localizadas e ocorrerão principalmente na parte da tarde. Vejo que na sexta e no sábado, principalmente à tarde, tem chuvas na região Sul, pegando Porto Alegre e Florianópolis, com uma chuva isolada em Curitiba. No domingo e na segunda as chuvas diminuem — disse a meteorologista do Inmet Andrea Ramos.

No Rio de Janeiro, entre sexta-feira e quarta-feira, os termômetros devem marcar entre 22°C e 36°C. Cenário semelhante se repete em São Paulo, com a máxima podendo atingir 34°C na quarta-feira de cinzas, segundo o Climatempo. Em Recife, ao longo dos dias do Carnaval, a temperatura mínima se mantém em 25°C e a máxima entre 29°C e 31°C. Em Salvador, os termômetros não devem superar os 29°C.

Como estará quente no Sul, a chuva pode vir com a possibilidade de granizo em alguns pontos durante a parte da tarde. Na região Sudeste, a previsão também é de que as chuvas se concentrem na parte da tarde e da noite. Ao longo do feriado, as chuvas devem afetar principalmente Minas Gerais, mas podem ocorrer nos demais estados.

Durante o Carnaval, as chuvas também podem aumentar nas regiões centrais, atingindo até o Norte do país. Na região Nordeste, a previsão também é de chuva.

— Muita chuva em Macapá, Belém, São Luís, nessa faixa litorânea que vai de Fortaleza até o Rio Grande do Norte, mas de forma mais isolada. Os volumes mais significativos devem atingir o litoral da Bahia e a região Norte, principalmente à tarde e à noite.

Veja a previsão do Inmet para a semana do dia 6 ao dia 12 de fevereiro, por região:

Gráfico de chuva do Inmet — Foto: Reprodução
  • Região Norte: a previsão é de chuvas no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul e leste do Pará, Amapá e norte do Tocantins. Em Roraima, nordeste do Amazonas e noroeste do Pará, há previsão de pouca chuva.
  • Região Nordeste: o Inmet prevê chuvas em forma de pancadas na faixa leste e interior do norte da região, principalmente no Maranhão, Ceará, sertão de Pernambuco e Paraíba, Sergipe, Alagoas e sul da Bahia. No oeste da Bahia e Piauí, são previstos menores acumulados de chuvas.
  • Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são esperadas pancadas de chuvas em áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.
  • Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já no centro-norte do Paraná, a previsão é de menores acumulados.

Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem