Relembre equipes que Dorival Júnior, novo técnico da seleção, salvou do rebaixamento

Relembre equipes que Dorival Júnior, novo técnico da seleção, salvou do rebaixamento

Treinador mencionou campanhas de recuperação que fez durante apresentação na sede da CBF

Apresentado nesta última quinta-feira como novo técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior ressaltou um histórico importante na sua carreira quando se referiu às críticas de que fazia "feijão com arroz" em seus trabalhos. O treinador de 61 anos afirmou que salvou seis equipes do rebaixamento e conquistou títulos com algumas delas.

De fato, entre os títulos e campanhas vitoriosas, Dorival fez muitos trabalhos de manutenção e resgate, principalmente no início da carreira e na primeira metade da última década. Em breve trabalho como treinador, antes de ir ao Figueirense, ajudou a Ferroviária a não ser rebaixado da Série A3 do Paulista, em 2002. Mais de dez anos depois, ajudou a tirar times como Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras do sufoco no Brasileiro.

— Fico muito tranquilo quanto a esses comentários. Se pegar a minha primeira equipe, o Figueirense, o Sport, o Santos, o Flamengo e o São Paulo. Nenhuma delas jogava igual, acho que esse feijão com arroz tem o tempero de cada estado. Tem seis equipes que consegui livrá-las do rebaixamento e também consegui conquistar títulos com elas. Não retornei a essas equipes à toa, algo deixei plantado. Se foi um feijão com arroz, agradou muito — contou, em sua apresentação.

Relembre as campanhas de recuperação de Dorival Júnior

Atlético-MG (2010)


Logo após a tumultuada demissão do Santos, citada por Dorival na apresentação desta quinta-feira, o treinador substituiu Vanderlei Luxemburgo no Atlético-MG. O Galo, que tinha nomes como Diego Tardelli, Diego Souza e Obina, estava há mais de 20 rodadas no Z4 do Brasileirão de 2010. Com Dorival, o time se recuperou e garantiu a permanência na elite penúltima rodada.

Dorival Júnior no Galo — Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Fluminense (2013)


Na reta final do Brasileirão de 2013, o Fluminense apostou em Dorival para tentar evitar a queda. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota, mas o tricolor acabou rebaixado. Após a perda de pontos de Portuguesa e Flamengo nos tribunais, porém, o desempenho do treinador ajudou o Fluminense a garantir matematicamente a permanência, com 46 pontos.

Dorival Júnior no Fluminense, em 2013 — Foto: Guilherme Pinto

Palmeiras (2014)


Um ano depois, o técnico teve nova missão espinhosa tentando evitar uma queda do Palmeiras um ano após o acesso. Contratado em setembro, teve meses difíceis, com campanha de seis vitórias, cinco empate e nove derrotas. A salvação foi garantida de forma dramática na última rodada, com empate contra o Atlético-PR e vitória do rival Santos sobre o Vitória.

Dorival no comando do Palmeiras — Foto: Guilherme Pinto

Santos (2015)


Mais um ano se passou e Dorival teve mais uma missão de resgate no estado de São Paulo. Desta vez, ajudou o Santos a sair da zona de rebaixamento que ocupava até pouco antes do fim do primeiro turno. Ainda levou o Peixe à final da Copa do Brasil, justamente contra o Palmeiras, que terminou campeão.

Dorival no Santos em 2015 — Foto: Ivan Storti/Santos FC

São Paulo (2017)


Em sua primeira passagem pelo São Paulo, Dorival precisou engatar mais um trabalho de recuperação. Assumiu o tricolor na vice-lanterna e contou com a ajuda de grande temporada de Hernanes, entre outros, para deixar o time na 13ª colocação.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem