O sério problema da insônia

O sério problema da insônia

Tente manter uma rotina com horário para dormir e acordar. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares

O mundo competitivo e acelerado em que vivemos é, literalmente, de tirar o sono de muitas pessoas. Um estudo recente feito no Canadá mostrou que mais de 6 bilhões de dólares são gastos por ano com esse problema e a improdutividade que ele causa, em apenas uma província do país. A falta de qualidade do sono é extremamente perigosa à saúde, por isso devemos procurar ajustar alguns hábitos e garantir que o sono exerça sua função de ser reparador, recuperando o corpo e a mente para o dia seguinte.

Dormir mal já é ruim, mas sofrer de insônia é ainda pior. Para ser caracterizado como insônia, a frequência de noites mal dormidas tem que acontecer pelo menos três vezes na semana por três meses seguidos. Isso é uma insônia crônica e deve ser tratada o mais rapidamente. Aquelas noites em que o sono é de má qualidade, mas que são pontuais são consideradas como insônia aguda, e está quase sempre associada a algum evento especifico, algum problema ou situação mais estressante ou traumática.

A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Recentes pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse como causas mais importantes.Mas têm outras razões que podem ajudar a desencadear esse problema. Alguns são bem mais fáceis de resolver, como mudança de rotina ou uso de remédios que tenham esse feito colateral. Rotina é uma questão de dias, no máximo poucas semanas, para readequar os horários. 

Já os remédios podem ser trocados por outros que não provoquem insônia. Porém, há situações mais complexas, como problemas de saúde que provocam dificuldade na respiração ou necessidade de urinar maior que o normal. Pessoas com sobrepeso costumam ter apneia do sono, que é terrível para se conseguir dormir bem. Imagina que a respiração para por alguns segundos, a ponto de fazer a pessoa acordar com falta de ar. Não existe como acordar no dia seguinte, sem estar destruído.

Problemas psíquicos, como ansiedade e depressão, são realmente fatores complicadores da boa qualidade do sono. E o pior é que, nesses casos, eles podem ser tanto causa como efeito. A pessoa com depressão pode dormir mal, ou a pessoa que dorme sempre mal pode passar a desenvolver uma depressão. Por fim, vale lembrar que álcool, cafeína e nicotina é o “coquetel molotov” para destruir qualquer sono profundo. Literalmente uma bomba.

Então vamos cuidar do sono e adotar algumas medidas podem ajudar? Primeiro, tente manteruma rotina com horário para dormir e acordar, afinal o relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Um banho morno antes de se deitar ajuda a relaxar a musculatura. 

Beberum copo de leite ou comer uma banana à noite é indicado, porque ambos contêm o aminoácido triptofano, que relaxa o corpo e ajuda a induzir o sono. Procure manter o quarto escuro e sem barulho, e não leve luz para sua cama. Deixe as telas afastadas pelo menos 30 minutos antes de fechar os olhos. Um livro é uma opção melhor. Mas, melhor ainda, se a leitura for feita na poltrona, antes de deitar.

Agora, o que é muito excelente para o sono é fazer atividade física regular. Todos os dias, por pelo menos 30 minutos. O corpo produz todos os hormônios que precisa para relaxar após o exercício. Mas, atenção: exercícios de intensidade muito alta perto da hora de dormir podem fazer o efeito contrário e atrapalhar o sono. Se tiver que fazer atividade perto do horário de dormir, prefira as de intensidade leve e moderada.

A quantidade de horas, em média, para um adulto dormir e ficar bem é de 7 a 8 horas. Os prejuízos de um sono inadequado são bastante evidentes. Pessoas que não dormem bem apresentam mal-estar e perda de raciocínio, o aprendizado também é prejudicado, a concentração é afetada e o organismo não se recupera de forma adequada para enfrentar um novo dia, causando sonolência, fraqueza e muitas outras complicações na saúde física e mental.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem