Nasa erra comandos e perde contato com sonda espacial Voyager 2

Nasa erra comandos e perde contato com sonda espacial Voyager 2

Espaçonave 2 está a cerca de 19 bilhões de quilômetros de distância. Demora mais de 18 horas para um sinal chegar à Terra

A NASA anunciou, nesta segunda-feira, que perdeu o contato com a Voyager 2. Há mais de uma semana, controladores de voo acidentalmente enviaram um comando errado inclinando sua antena para longe da Terra. A antena da espaçonave mudou apenas 2%, mas foi o suficiente para cortar as comunicações.

Devido ao desalinhamento da antena, a Voyager 2 está sem contato com as antenas da rede Deep Space Network (DSN), também da agência espacial americana. No momento, os dados enviados pela sonda não chegam à DSN, assim como ela não recebe os comandos enviados pelos controladores em solo.

Embora seja considerado um tiro no escuro, a Nasa disse na segunda-feira que sua enorme antena parabólica em Canberra estava atenta a qualquer sinal perdido da Voyager 2, que está a mais de 19 bilhões de quilômetros de distância. Demora mais de 18 horas para um sinal chegar à Terra vindo de tão longe.

Apesar do problema, informações divulgadas no comunicado apontam que a sonda espacial deve redefinir sua orientação por conta própria, reposicionando sua antena para restabelecer contato com a Terra.

Em operação desde 1977, a Voyager 2 é uma das sondas espaciais mais antigas em atividade no espaço. A sonda é programada para conseguir redefinir sua orientação várias vezes por ano, garantindo a comunicação da antena com a base de operações da Agência Espacial. Por este motivo, pesquisadores estão confiantes de que o problema será resolvido naturalmente. 

Por enquanto, A NASA não forneceu uma janela específica sobre quando acredita que as comunicações serão reestabelecidas, mas a próxima data de ajuste automático está marcada para o dia 15 de outubro.

Ainda em contato com a Terra, a Voyager 1 está agora a quase 24 bilhões de quilômetros de distância, tornando-a a espaçonave mais distante da humanidade.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem